BUSCAR
SHOP
  • Your Cart Is Empty!
Your address will show here +12 34 56 78

Planejamento e Gestão de Shows e Turnês – Faça Suas Malas!

GestãoPlanejamento

Descrição

Uma das principais fontes de receita da atualidade para o mercado musical é a apresentação ao vivo. Ter um show ou concerto bem roteirizado sob o ponto de vista artístico é fundamental, faz parte do conceito estético e artístico que um intérprete ou uma banda desejam apresentar a seu público, conquistando-o e fidelizando-o cada vez mais. Os festivais, tanto no Brasil quanto no exterior, têm recebido públicos cada vez maiores e sofisticado suas exigências, seja na seleção artística, seja na exigência de procedimentos técnicos, comerciais e jurídicos de seus participantes. Quanto mais estivermos preparados para enfrenta-las, maior será a possibilidade de passarmos pelo crivo dos curadores e de prosseguirmos, de maneira profissional, até a assinatura dos contratos. Isso exige planejamento e gestão específicos para o mercado da música ao vivo, necessários desde um show único até uma turnê com algumas dezenas de apresentações. Quanto melhor preparados, maiores serão as oportunidades de êxito e de reconhecimento do trabalho artístico-musical.

Este workshop pretende apresentar quais os requisitos, processos e ferramentas necessárias para que shows e turnês sejam experiências vitoriosas e representem um passo importante para a continuidade e evolução da carreira artística. Apresentará também a relação de profissionais envolvidos em shows e turnês, desde aqueles que o artista precisará ele mesmo fazer o papel (ou ter alguém que assuma a responsabilidade por ele), até aqueles que ele encontrará ao longo do seu percurso na estrada.

Instrutor

Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela ECA-USP e Bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp, Fábio Sabetta Morales nasceu em uma família de músicos. Começou seus estudos de flauta aos 5 anos e, aos 26, iniciou sua carreira executiva no mercado musical como booking agent, curador e produtor de shows e eventos.

Empreendedor criativo, resiliente e entusiasmado, foi sócio de um bar de música ao vivo, de uma produtora de shows e festivais, de uma gravadora e de uma agência de gerenciamento de carreiras artísticas. Possui mais de 2.500 shows, concertos e apresentações musicais de todos os portes produzidos sob sua direção. Coordenou o Programa Empreendedor Cultural no Sebrae/SP e o MBA em Gestão da Cultura e Economia Criativa na Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente, é consultor sênior da Neo [M³] - Music, Marketing & Management, empresa de Consultoria, Assessoria, Educação e Desenvolvimento Profissional nas Indústrias Criativas, especializada no mercado musical. É palestrante, facilitador da incubadora musical Pacmusic e professor de Música, Empreendedorismo e Negócios do Programa de Pós-Graduação em Música Popular da Faculdade Souza Lima, instituição-membro da Berklee International Network.

PÚBLICOS-ALVO

Artistas: o artista concebe seu show para que ele tenha uma narrativa coerente, com começo, meio e fim. Mas, sem planejamento e gestão, nenhuma obra alcançará o esperado reconhecimento. É necessário que o artista conheça as fases de um planejamento e da operação de shows e turnês para realizar, ele mesmo, ou para que possa acompanhar o trabalho dos diversos produtores que possam estar envolvidos nas apresentações ao vivo.

Produtores: produtor executivo, tour manager, produtor local, produtor do festival, produtor de palco, produtor de backstage... essas são algumas das posições que os produtores assumem em shows e turnês. Caso você ocupe uma delas ou pretenda trabalhar na área, é importante conhecer o que cada uma representa e exerce.

Estudantes da área de administração, marketing, publicidade: o mercado da música é repleto de oportunidades, especialmente para profissionais criativos e que tenham energia para empreender junto com artistas e bandas. Com este curso, você poderá compreender que trabalhar como manager não é tão difícil assim e que você pode aplicar todo o seu conhecimento nas áreas administração e marketing para iniciar um novo negócio no setor musical.

Estudantes de música: que tal já sair da faculdade de música com um conhecimento relevante em como transformar o seu trabalho técnico/criativo em um empreendimento de sucesso? Esta é a oportunidade para você entender as relações entre música e negócios, com ênfase no papel do manager.

Temas que serão abordados:

-Indústria cultural
-Indústrias criativas e economia criativa
-Estudos de Música Popular
-Tecnologia, educação e cultura
-Mercado Musical
-Produção de shows e turnês


Objetivo 

Ao final do curso, você terá compreendido uma breve história da industria cultural e da música, e possuirá as ferramentas necessárias para potencializar ao máximo o planejamento para a sua turnê.


Duração

4 horas


Local

Faculdade de Música Souza Lima
Rua Maria Figueiredo, 560
Paraíso, São Paulo