Música e Negócios (curso oferecido pelo Cultura e Mercado)
A música ocupa um espaço significativo no dia a dia das pessoas, sendo no consumo individual - em streaming, discos, CDs, trilhas de filmes e séries - bem como em eventos, festivais, festas populares, grandes shows e casas noturnas. Muito além da dimensão afetiva, este mercado tem uma movimentação poderosa. No Brasil, só a arrecadação provinda da execução pública foi responsável por R$ 1,04 bilhões em 2016.
O curso Música e Negócios oferece uma visão ampla sobre as dinâmicas deste universo, por meio do pensamento sistêmico e ferramentas de design estratégico. Um convite à reflexão sobre as formas de definir projetos e ações entre os vários agentes envolvidos no setor: grandes marcas, governos, produtores, músicos, compositores, empresas de design, de moda, entre outros, que atuam de forma interativa construindo relações e desenvolvendo bens e serviços.
O curso também propõe a idealização e prototipação de projetos e empreendimentos criativos, cujo resultado final será apresentado na Semana Internacional da Música/SIM SP em dezembro de 2017.
Programa
Abertura – Cadeia da Música
Aula 1 | Ecossistemas da música no Brasil e no mundo: principais mudanças das últimas décadas
Com Iuri Freiberger
Módulo I – Produto
Aula 2 | Mercado: gravadoras, crescimento do digital e o modelo de streaming
Aula 3 | Direitos Autorais
Com Fernando Yazbek
Aula 4 | Sincronização e Distribuição Digital
Com Luiz Augusto Buff
Aula 5 | Music Branding - Mercado de Publicidade, Cinema e TV
Com Rafael Rossatto
Aula 6 | Music Branding - Cases
Módulo II – Serviço
Aula 7 | O modelo do Crowdfunding no Brasil e no mundo
Com Diego Reeberg e Digo Castello
Aula 8 | Inovação: ações culturais e redes locais como agentes de transformação e modelos de trabalho
Com Iuri Freiberger
Aula 9 | Infraestruturas para negócios: incubadoras, aceleradoras, co-working
Com Luiz Augusto Buff
Aula 10 | Iniciativas empreendedoras e gestão – Cases
Módulo III – Experiência
Aula 11 | Mercado de música ao vivo – casas de show, festivais
Com Fabrício Nobre
Aula 12 | Principais feiras de negócios e festivais no mundo. Como ter efetividade nas Feiras - mentoria, pitching, rodadas.
Com Leandro R. da Silva
Aula 13 | Marketing Digital
com Arthur Fitzgibbon
Aula 14 | Casos de artistas que usaram a mobilização nas redes sociais
Com Fabiana Batistela
Aula 15 | A experiência na música - Cases
Com Pena Schimidt
Módulo IV: Cultura de Projeto x Projeto Cultural
Aula 16 | Plano de Negócios
com Erick Krulikowski
Aula 17 e 18 | Prototipação de Negócios
Com Raúl Javales
Aula 19 | Pitching
Aula 20 e 21| Desenvolvimento do projeto
Banca Final na Semana Internacional da Música/SIM São Paulo
Instrutores
Veja relação dos instrutores aqui.
Públicos-alvo
Profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado musical, além de interessados no setor cultural com interesse em se aprofundar neste mercado.