BUSCAR
SHOP
  • Your Cart Is Empty!
Your address will show here +12 34 56 78

Planejamento e Gestão de Shows e Turnês – Faça Suas Malas!

GestãoPlanejamento

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO

Como os cursos são gratuitos (tanto para associados quanto para não-associados), tivemos que elaborar algumas regrinhas para termos um mínimo de organização. Elas são as as seguintes:
 
* até às 23h59 do próximo dia 07 de novembro, as inscrições são exclusivas para associados, que podem se matricular em quantos módulos acharem importantes para ampliar seu conhecimento.
 
* a partir do dia 08 de novembro, as inscrições ficam abertas também para os não-associados, porém, estes podem se inscrever em no máximo dois módulos.
 
* não-associados que tiverem interesse em se inscrever em mais de dois módulos numa mesma temporada de cursos, têm a seguinte opção:
 
1) podem se tornar associados e se inscrever em quantos cursos quiser, desde que tenha vagas disponíveis.
 
2) podem se inscrever em outros cursos como não-associados, porém, ficarão numa fila de espera para serem chamados caso o número de vagas não seja preenchido. Neste caso, os alunos serão avisados por e-mail/telefone até às 23h do dia anterior ao curso sobre a disponibilidade da vaga.
 
3) se todas as vagas forem preenchidas, o não-associados terá que aguardar o lançamento de novas turmas, que estão previstas para novembro/2018.
 
Regra para todos: caso o associado ou não-associado se inscreva em algum módulo e não compareça no curso sem prévio aviso (mínimo de 48 horas antes do curso, este (a) não poderá se inscrever novamente em outras turmas no prazo de 12 meses, pois provavelmente tomarão a vaga de uma outra pessoa que tinha interesse. Claro que isso não é tão rígido assim: se o aluno tiver alguma justificativa pelo cancelamento em cima da hora, esta regra não se aplica (desde que sejam apresentados comprovantes que justifiquem a situação).

Descrição

Uma das principais fontes de receita da atualidade para o mercado musical é a apresentação ao vivo. Ter um show ou concerto bem roteirizado sob o ponto de vista artístico é fundamental, faz parte do conceito estético e artístico que um intérprete ou uma banda desejam apresentar a seu público, conquistando-o e fidelizando-o cada vez mais. Os festivais, tanto no Brasil quanto no exterior, têm recebido públicos cada vez maiores e sofisticado suas exigências, seja na seleção artística, seja na exigência de procedimentos técnicos, comerciais e jurídicos de seus participantes. Quanto mais estivermos preparados para enfrenta-las, maior será a possibilidade de passarmos pelo crivo dos curadores e de prosseguirmos, de maneira profissional, até a assinatura dos contratos. Isso exige planejamento e gestão específicos para o mercado da música ao vivo, necessários desde um show único até uma turnê com algumas dezenas de apresentações. Quanto melhor preparados, maiores serão as oportunidades de êxito e de reconhecimento do trabalho artístico-musical.

Este workshop pretende apresentar quais os requisitos, processos e ferramentas necessárias para que shows e turnês sejam experiências vitoriosas e representem um passo importante para a continuidade e evolução da carreira artística. Apresentará também a relação de profissionais envolvidos em shows e turnês, desde aqueles que o artista precisará ele mesmo fazer o papel (ou ter alguém que assuma a responsabilidade por ele), até aqueles que ele encontrará ao longo do seu percurso na estrada.

Instrutor

Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela ECA-USP e Bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp, Fábio Sabetta Morales nasceu em uma família de músicos. Começou seus estudos de flauta aos 5 anos e, aos 26, iniciou sua carreira executiva no mercado musical como booking agent, curador e produtor de shows e eventos.

Empreendedor criativo, resiliente e entusiasmado, foi sócio de um bar de música ao vivo, de uma produtora de shows e festivais, de uma gravadora e de uma agência de gerenciamento de carreiras artísticas. Possui mais de 2.500 shows, concertos e apresentações musicais de todos os portes produzidos sob sua direção. Coordenou o Programa Empreendedor Cultural no Sebrae/SP e o MBA em Gestão da Cultura e Economia Criativa na Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente, é consultor sênior da Neo [M³] - Music, Marketing & Management, empresa de Consultoria, Assessoria, Educação e Desenvolvimento Profissional nas Indústrias Criativas, especializada no mercado musical. É palestrante, facilitador da incubadora musical Pacmusic e professor de Música, Empreendedorismo e Negócios do Programa de Pós-Graduação em Música Popular da Faculdade Souza Lima, instituição-membro da Berklee International Network.

PÚBLICOS-ALVO

Artistas: o artista concebe seu show para que ele tenha uma narrativa coerente, com começo, meio e fim. Mas, sem planejamento e gestão, nenhuma obra alcançará o esperado reconhecimento. É necessário que o artista conheça as fases de um planejamento e da operação de shows e turnês para realizar, ele mesmo, ou para que possa acompanhar o trabalho dos diversos produtores que possam estar envolvidos nas apresentações ao vivo.

Produtores: produtor executivo, tour manager, produtor local, produtor do festival, produtor de palco, produtor de backstage... essas são algumas das posições que os produtores assumem em shows e turnês. Caso você ocupe uma delas ou pretenda trabalhar na área, é importante conhecer o que cada uma representa e exerce.

Estudantes da área de administração, marketing, publicidade: o mercado da música é repleto de oportunidades, especialmente para profissionais criativos e que tenham energia para empreender junto com artistas e bandas. Com este curso, você poderá compreender que trabalhar como manager não é tão difícil assim e que você pode aplicar todo o seu conhecimento nas áreas administração e marketing para iniciar um novo negócio no setor musical.

Estudantes de música: que tal já sair da faculdade de música com um conhecimento relevante em como transformar o seu trabalho técnico/criativo em um empreendimento de sucesso? Esta é a oportunidade para você entender as relações entre música e negócios, com ênfase no papel do manager.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Temas que serão abordados:

Objetivo 

Duração

4 horas


Local

Faculdade de Música Souza Lima
Rua Maria Figueiredo, 560
Paraíso, São Paulo