Hermeto Pascoal realiza turnê pela Europa


O mês de novembro tem sido repleto de compromissos para o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Entre os dias 12 e 21, o artista realizou turnê pela Europa com o apoio do Brasil Music Exchange  – projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Hermeto esteve no continente para sete apresentações. Já passou por Genebra e Zurich, na Suíça e seguiu viagem para Bolonha e Mantova, na Itália. Depois, partiu para Londres, no Reino Unido, onde tocou no evento EFG London Jazz. O festival londrino está em sua 27º edição e é considerado um dos maiores da cidade, com mais de 2.000 artistas se apresentando em 70 locais. O último show do artista aconteceu em Berlim, na Alemanha.


Carreira e conquistas

O músico alagoano, estado localizado no nordeste do país, foi o vencedor do Grammy Latino 2019 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com “Hermeto Pascoal E Sua Visão Original Do Forró”, disco lançado em 2018. A premiação aconteceu na semana passada, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Desde o início de sua carreira, em 1965, até os dias de hoje, o artista permanece como um ícone da música brasileira – são mais de 20 álbuns lançados. Em “Slave Masses”, seu quinto disco, de 1977, Hermeto toca praticamente tudo – flauta, sax, guitarra, piano, Fender Rhodes, clarinete, gaita, violão e mais. O álbum é um caldeirão de fusões rítmicas e estilísticas vanguardistas, promovendo um encontro do samba, do baião, e do choro com o jazz. Nesta obra participaram nomes com Airto Moreira, Ron Carter, Raul de Souza, Chester Thompson, Flora Purim, entre outros.

Aos 83 anos, o mago da música brasileira continua surpreendendo ao mostrar lados do folclore não explorados por outros artistas. De 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, registrou uma composição por dia, onde quer que estivesse. Essas composições fazem parte do “Calendário do Som”, livro de 414 páginas lançado em 1999 pela Editora Senac. O objetivo era o de homenagear todos os aniversariantes do mundo, incluindo uma canção a mais, para os que nasceram em ano bissexto.

Carreira internacional

A magia da música fez Hermeto ser conhecido como mago ou o bruxo. Desde o lançamento do clássico “Slaves Mass”, em 1976, o artista começou a ter projeção internacional. Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se, juntamente com seu grupo. Neste período, começou a performar em diversos eventos, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, que contou com a participação de Chick Corea, John McLaughlin e Stan Getz.


Veja aqui alguns sucessos do artista:




Álbum mais recente:


Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional. O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.