DJ MAM inicia turnê europeia em show no festival Womad



Artista brasileiro DJ MAM iniciou turnê internacional do seu EP “Sotaque Carregado Europa”. A primeira apresentação aconteceu no palco do festival WOMAD, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e contou com o apoio do Brasil Music Exchange – projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A próxima parada é na cidade de Wiesbaden, na Alemanha, onde realiza apresentação no Exground Filmfestival, no dia 15 de novembro. Os shows do DJ brasileiro pela Europa já repercutem em matérias da imprensa internacional: no portal RTVC, no jornal diário Lavanguardia, no portal Diário 6, no Conciertos Lanzarote e na Rádio Calimbre.

Para o gerente da BM&A, Leandro Ribeiro, esse trabalho é de extrema importância para dar mais visibilidade à música brasileira fora do país: “estamos felizes com os resultados de mídia do DJ MAM. Quando um artista brasileiro consegue uma exposição desse tipo, toda a imagem da música brasileira lá fora ganha força, e é para isso que trabalhamos tanto com o BME”, explica.

De acordo com DJ MAM, a internacionalização da música brasileira é a maior ferramenta de promoção das nossa cultura: “o Brasil é conhecido não só pela bossa nova, pelo samba, mas atualmente, pelo funk carioca, pelas produções eletrônicas. Eu acho que a gente tem um potencial incrível de poder contagiar o mundo com a nossa diversidade cultural e a possibilidade de convívio entre diferentes raças e crenças. Eu acho que a música é o principal vetor que pode fazer o nosso país circular mais rápido”, ressalta DJ MAM.

Sotaque Carregado Europa

A estréia da série Sotaque Carregado Europa aconteceu há um ano com “Bum Bum vai balançar”, de DJ MAM e do rapper dinamarquês Pharfar, lançada em shows em Copenhague e no Rio. A música e seu remix passaram por diversas playlists como a “Funk 2018” da Filtr, e a “Rock In Rio” do Spotify, somando 95 mil audições na plataforma.

Para o artista, o novo EP tem uma mistura de cultura nordestina, com um toque de inspiração da voz de Lenine para a interpretação. Uma das músicas de destaque do EP é “Loba na Beira do Rio”. Com uma estética que dá continuidade ao hibridismo cultural presente na obra do artista, a canção dialoga com o Rio de Janeiro, sua cidade natal, com a sua ancestralidade nordestina, bem como as raízes europeias de seu encontro.

A faixa é inspiração para o figurino indígena futurista do artista, que ganha a máscara de uma loba, criada pela artista visual Susu Carollo. “Eu compus “Loba na Beira do Rio” para a pessoa que eu me apaixonei em Budapeste, que é uma polonesa que canta comigo. Nós nos conhecemos à beira do Rio Danúbio, então eu pensei nessa música”, comenta o DJ. E finaliza: “o meu maior sonho é retornado Réveillon de Copacabana, com 2 milhões de pessoas, e que elas cantem uma música minha, autoral, e que todos estejam cantando – que nem quando eu abaixo o som do Jorge Ben Jor e ouço a galera cantando e vibrando o som”.

Ouça aqui alguns sucessos do artista:



SOBRE O BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.