Aos 80 anos, Dona Onete leva o Pará para turnê em dez países da europa


A cantora Dona Onete, de origem do Pará, no norte do Brasil, está em turnê pela Europa para apresentar o seu último trabalho “Rebujo”. 
A diva do carimbó chamegado se apresentou pela primeira vez na Womex, em Tampere, na Finlândia, com apoio do Brasil Music Exchange (BME), projeto de internacionalização de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Dona Onete revelou ter sentido gratidão pela oportunidade “Maravilhoso. Gostei muito. Eu achei que foi muito importante, foi um privilégio chegar lá e encontrar aquele público enorme. Eu acho que agora é o momento da música brasileira, do norte do nosso país. Nós lutamos e chegamos até a este festival e foi importantíssimo para a minha carreira, para os produtores. A gente espera ir ainda muito mais longe, e vamos chegar”, comenta a diva do carimbó.

Segundo a cantora , a música do Pará é muito cheia de mistura, então ela começou a fazer essas músicas, que falavam de amor, num ritmo mais lento e muito sensual: “assim nasceu esse carimbó chamegado”, diz Onete, que já gravou com Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Aíla, entre outros expoentes da música brasileira.  E a agenda não parou por aí. Mesmo de cadeira de rodas, ela segue cantando  o carimbó pelo mundo. Além de passar pela Finlândia, foi a dez outros países da Europa, como França e Bélgica, por exemplo.

No mês de setembro, esse novo trabalho ficou em 1o lugar no  World Music Charts Europe (WMCE) e Transglobal World Music Chart (TWMC), e em outubro, em 2º. No Rock in Rio deste ano, Dona Onete foi quem comandou o show inédito e exclusivo Pará Pop no Palco Sunset.

Veja aqui um vídeo da participação da cantora na Womex 2019:




Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional. O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.