Delegação brasileira prospecta USD 1 milhão na Womex 2019


Entre os dias 23 e 27 de outubro, 23 empresas brasileiras participaram da  25a edição da Womex (World Music Expo), na cidade de Tampere, na Finlândia. A delegação nacional prospectou USD 1 milhão em negócios e estabeleceu mais de 1200 contatos por meio de reuniões entre programadores de casas de shows e centros culturais da França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Colômbia. O evento também contou com rodadas de negócios nos dias 24 e 26 e showcase da rainha do carimbó paraense, Dona Onete, realizado no dia 26.

A ação é promovida pelo Brasil Music Exchange (BME) – projeto de internacionalização de música realizado por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para o gerente da BM&A e gerente executivo do BME, Leandro Ribeiro, o sentimento é de que ano a ano os resultados têm melhorado consideravelmente: “nesta edição tivemos uma presença institucional muito boa, com ótimo estreitamentos de relacionamento com delegações de países que consideramos alvo do nosso trabalho, como é o caso de Canadá, Estados Unidos, Colômbia e Espanha. Além disso, pela primeira vez, nossa delegação reportou um aumento de 200% no número de negócios fechados já durante a feira”.  

Leandro ressalta que esses resultados são também um reflexo entre o aumento da presença institucional e o crescimento do nível de maturidade e experiência dos empresários participantes. “Eu acredito que ter um plano de participação contínua nas feiras internacionais é o ponto chave para colher resultados de médio e longos prazo”, explica.

Esta é a segunda vez consecutiva que o estande do Brasil na Womex sedia rodadas de negócios.  “Prospectamos festivais, bookers e selos dos países-alvo do BME que se reuniram com nossa delegação nos dias 24 e 26 de outubro. Nossa ideia é melhorar esse trabalho ano após ano, para que todos aproveitem ao máximo a presença em uma feira tão importante quanto esta” , ressalta o coordenador de projetos da BM&A, Daniel Nogueira, 

O empresário da artista Dona Onete, Geraldinho Magalhães, comenta que o showcase da artista no último dia da Womex foi um grande sucesso. “Essas apresentações vem impressionando e impactando públicos no exterior já há alguns anos. Essa foi a quarta vez que aplicamos para a feira e este foi o ano dela”, detalha. 

Veja como foi o show da Dona Onete:

Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional. O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.