Inscrições abertas: BM&A seleciona banda com potencial de internacionalização para participar do Festival DoSol


A Brasil, Música & Artes (BM&A) fechou mais uma colaboração com o Festival DoSol, que acontece entre os dias 23 e 24 de novembro, no BeachClub, em Natal, Rio Grande do Norte. A parceria seleciona banda associada que tenha potencial de exportação para fazer parte da programação do festival.

Além da oportunidade de participar do festival, banda terá ainda a chance de ter seu trabalho conferido pela imprensa internacional. Isto porque a BM&A, por meio do seu programa de exportação Brasil Music Exchange (BME), realizado em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), também promove a vinda de jornalistas internacionais ao Festival DoSol. O objetivo é disseminar globalmente informações sobre a cena atual de música brasileira.

De acordo com Anderson Foca, produtor do evento, a parceria do Festival DoSol com a BM&A cresce cada vez mais. Ele aponta algumas mudanças da 16ª edição do evento: “é com bastante alegria que esse ano ampliamos a ação trazendo artistas associados para o palco do festival, além de receber jornalistas de várias partes do mundo. Vai ser uma edição muito especial.”

Para Leandro Ribeiro gerente do BME, a iniciativa tem muita relevância: “é importante para divulgação dos artistas, do festival e do mercado musical do Brasil. A imersão de representantes da imprensa internacional neste universo sempre traz ótimos resultados de imagem”, explica.

As inscrições vão até o dia 08 de setembro e o resultado será divulgado no dia 19. A seleção da banda será realizada por uma equipe de curadores por meio de um “chamamento de propostas”. O grupo selecionado receberá os seguintes benefícios:
  1. Transporte aéreo ou terrestre intermunicipal/interestadual, dependendo da necessidade da banda, podendo ser para os integrantes da banda + 1 pessoa se necessário (pode ser um técnico de som ou manager, a escolher).
  2. Hospedagem – uma diária em quarto duplo.
  3. Alimentação.
  4. Transporte local.
  5. Todo o suporte técnico para a realização do show.
  6. Ajuda de custo de R$ 1.000 (mil reais).
Os responsáveis pela curadoria serão divulgados somente após o resultado final. Para enviar sua proposta, acesse o formulário eletrônico disponível aqui.


Sobre o Festival DoSol

O Festival Dosol chega a sua 16ª edição em Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo mais de 50 artistas do próprio estado e de outras regiões do país e do mundo. Considerado um dos mais tradicionais festivais da música independente brasileira, conta com patrocínio da Natura Musical; Devassa, através da plataforma Tropical Transforma, e Oi, através da plataforma Oi Futuro; além de contar com apoio do Spotify, da Brasil, Música & Artes (BM&A) e da Prefeitura do Natal.


Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.


Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.


A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.


Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, recebido no ano de 2015.

Regras para a seleção

Se você é um associado da BM&A e concorda com os termos abaixo, envie seu projeto para o Festival DoSol 2019.
Leia atentamente as regras para envio de propostas:

1) O envio de propostas para a seleção está restrito aos associados da BM&A, sendo eles empresas de management ou bandas/artistas que fazem a própria gestão de carreira. A BM&A admite novos associados caso a empresa/banda queira enviar sua proposta. Para se associar, clique aqui https://bma.org.br/seja-um-membro/, preencha o formulário e fale com Susane Nakamura, no telefone 11 30315346 / email susane@bma.org.br. Ser associado da BMA irá garantir a você uma série de benefícios ao longo do ano, pois a entidade organiza uma série de projetos ao longo do ano, incluindo o Brasil Music Summit (www.bma.org.br/bms) que acontece anualmente em fevereiro e é gratuito para associados. Ou seja, ao se associar, você já garante pelo menos um benefício ao longo do ano e ainda pode participar de projetos como este.

2) A data limite para envio de propostas é 08 de setembro de 2019.

3) O associado pessoa física pode enviar no máximo um projeto para avaliação.

4) O associado pessoa jurídica pode enviar até dois projetos de artistas diferentes.

5) As propostas de shows devem ser enviadas pelo formulário online disponível no site a partir do dia 14/08/2019.

6) A seleção engloba bandas e artistas de todos os gêneros musicais. Não há nenhuma restrição. Porém, os artistas devem ser residentes no Brasil.

7) A seleção será feita por uma curadoria independente, que terá seus nomes divulgados somente após a escolha da banda.

8) Após a seleção, todos os detalhes técnicos serão informados pela organização do Festival DoSol.

9) A emissão das passagens deverá ocorrer no máximo até o dia 1o de outubro de 2019.

10) A banda selecionada terá a opção de recusar a proposta até a assinatura do termo de parceria com a BM&A. Caso isso aconteça, a vaga será oferecida a outras bandas ranqueadas na lista de espera. Se o show for cancelado sem uma razão específica (será avaliado pela comissão) após o aceite da banda e assinatura do termo de parceria, a mesma poderá ficar impedida de participar de ações organizadas pela BMA no prazo de 24 meses e deverá devolver os recursos já gastos para a associação.

11) Benefícios oferecidos para a banda escolhida:
– Transporte aéreo ou terrestre intermunicipal/interestadual, dependendo da necessidade da banda, podendo ser para os integrantes da banda + 1 pessoa se necessário (pode ser um técnico de som ou manager, a escolher)
– Hospedagem – uma diária em quarto duplo
– Alimentação
– Transporte local
– Todo o suporte técnico para a realização do show
– Ajuda de custo de R$ 1.000 (mil reais)

12) O Festival DoSol poderá oferecer um cachê adicional, ainda em estudo. No momento em que a banda for selecionada, o Festival DoSol irá comunicar se consegue ou não oferecer esta ajuda de custo adicional. Com isso posto, a banda selecionada terá até três dias para informar se aceita ou não fazer o show.

13) Associados que já tiveram benefício direto com apoio para showcase nos últimos 18 meses não podem participar desta ação.