Brasil Music Exchange leva delegação de 31 empresas para a Womex e o MaMa

Um grupo de 31 empresas brasileiras do mercado da música está de malas prontas para participar de dois dos mais importantes eventos europeus do setor: MaMa, em Paris (França), e Womex (the World Music Expo), em Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Enquanto o evento francês acontece de 17 a 19 de outubro e reúne oito brasileiros, o espanhol recebe 30 empresas de 24 a 28 de outubro, sendo que sete delas também estarão no MaMa.

A presença nacional é comandada pelo Brasil Music Exchange (BME), projeto de internacionalização de música brasileira realizado por meio de parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  A iniciativa na Womex conta ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae- RJ) por meio do Projeto Estrombo.

No MaMa, a agenda brasileira inclui rodadas de negócios durante o “Meet the Internationals”, no dia 17 de outubro, às 14 horas, e no dia 18 de outubro, às 11 horas. A delegação também promoverá um happy hour no dia 19 de outubro às 17 horas, no Le Trianon, com o objetivo de fortalecer o networking com os participantes do evento. O rapper Edgar apresenta sua música inovadora no dia 19 de outubro, às 22h45, no Folie’s Pigalle.

Já na Womex, além de participação em estande A70 – A78, as empresas contam com apoio de profissionais para matchmaking e presença em um catálogo de divulgação. A agenda inclui rodadas de negócios com as delegações da França, Canada, festivais, casas de show e centros culturais ao redor do mundo, além de mesas redondas, happy hour com a tradicional caipirinha brasileira e o showcase de Liniker e os Caramelows, no dia 27 de outubro às 21h no Twin Stage A.

Leandro Ribeiro, gerente de projetos da BM&A, destaca que a delegação deste ano inclui uma grande variedade de empreendimentos musicais. “Nossas empresas representam importantes artistas e conhecem cada vez mais o mercado internacional. Elas também estão muito preparadas para o ambiente de negócios desta feira, que é uma das mais importantes no mundo”, explica.

Ele ainda comenta que essa agenda na Europa está alinhada com os objetivos da BM&A de promover internacionalmente o potencial da música brasileira. “Junto com o México, representamos 70% da renda musical registrada na América Latina. Nossa indústria de gravação e música ao vivo totaliza USD 480 milhões, mas acreditamos que esse valor tem potencial para, até mesmo, dobrar”, assegura. O Brasil também é o quinto maior mercado global em termos de usuários digitais, com cerca de 102 milhões de pessoas.

Programação:

Womex:
  • Estande do Brasil Music Exchange (BME): A70 – A78
  • Happy Hour: 25, 26 e 27 de outubro às 17h
  • Matchmaking: encontro com festivais e casas de show
  • 25 de outubro às 15h30
  • Matchmaking: encontro com canadenses e franceses
  • 27 de outubro às 15h30
  • Liniker e os Caramelows
  • 27 de outubro às 21h, no Twin Stage A


MaMa:
  • “Meet the Internationals”
  • 17 de outubro, às 14 horas | 18 de outubro, às 11 horas
  • Happy hour
  • 19 de outubro às 17 horas, no Le Trianon
  • Showcase do Edgar
  • 9 de outubro, às 22h45, no Folie’s Pigalle


Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.