Brasil Music Exchange anuncia parceria com o evento Whext do mercado de produções publicitárias

O Brasil Music Exchange, projeto de exportação de música brasileira realizado pela Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmou uma parceria com o evento Whext, uma contração do inglês What’s Next, que fomenta negócios e conhecimento dentro do mercado de produções publicitárias e acontece em São Paulo, no CBB – Centro Brasileiro Britânico, durante os dias 30 e 31 de outubro.

A programação procura realizar um debate sobre os caminhos futuros das produções audiovisuais, em especial na publicidade, e trouxe para a sua primeira edição, realizada em 2017, profissionais renomados do mercado internacional, como Marcelo Pascoa (Global Creative Director de Coca-Cola/USA), Rafael Rizuto (Executive Creative Directos – 180LA), Brian O’Rouke (Executive Director of Production TBWA\Chiat\DAY), Daniele Bibas (Chief Creative & Content Officer –Avon), além de representantes brasileiros de empresas como Google, Twitter, IMS, Accenture, Vevo, AKQA, Ogilvy, Microsoft, Publicis, P&G, entre outros.

A edição de 2018 conta com uma programação repleta de novidades, que inclui Masterclasses da London Film Academy, painéis com a presença de keynotes internacionais e nacionais, premiações e rodadas de negócios. Nomes como Josh Rabinowitz, Vice-Presidente Executivo e Diretor Musical da Grey Townhouse WPP, e German Carmona (Brand Manager, Gol Linhas Aéreas) estão entre os nomes confirmados.

Por que que profissionais da música devem participar do Whext?

O mercado de publicidade é um grande consumidor de música, especialmente sincronização de música gravada, produção de música original e patrocínios relacionados à música.

Segundo dados da PWC em seu relatório anual Global Entertainment & Media Outlook 2018-2022, mercados mais desenvolvidos – como é o caso do norte-americano e o britânico – geram cerca de USD 3 bilhões em receitas nestes segmentos.

Para Leandro Ribeiro, gerente de projetos do Brasil Music Exchange, este é um segmento em franca expansão. “Apesar de o Brasil ser ainda um mercado em desenvolvimento, iniciamos um movimento há dois anos para que nossas empresas e artistas se desenvolvam cada vez mais e aproveitem essas oportunidades”, explica.

Leandro lembra que a BM&A e a Apex-Brasil vêm desenvolvendo ações importantes para fomento do mercado da música, como é o caso do BM&A Academy, que oferece workshops com temas relacionados aos negócios dentro do mercado da música, a Brasil Music Summit, que também teve sua primeira edição em 2017 com foco em Sync, Music Branding e Branded Content, e o próprio Brasil Music Exchange, que incentiva a exportação de música. “Parcerias como esta com o Whext vão exatamente ao encontro do nosso propósito, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de nosso país através da geração de conhecimento e oportunidades no mercado da música”, finaliza Leandro.

De acordo com Marianna Souza, gerente-executiva da FilmBrazil e head do Whext, é nítida a aproximação do mercado fonográfico e seus artistas com o universo publicitário. “Isto hoje ocorre seja por meio de um licenciamento de música, com a participação de influencers ou mesmo como storytellers, atuando numa narrativa. Para as marcas, é cada vez mais comum ter artistas dentro das suas estratégias de conteúdo, pois eles ajudam a contar as histórias e os valores da marca, propiciando um engajamento ímpar”, afirma. Segundo ela, para as empresas produtoras e os diretores de audiovisual, essa colaboração é imprescindível: “Trata-se de um dos poucos ambientes onde ainda há espaço para experimentação. Para os artistas é a possibilidade de ter uma maior visibilidade e ainda poder ter essa colaboração criativa para gerar uma experiência completa para os fãs”, completa Marianna.

A parceria entre Brasil Music Exchange e Whext traz os seguintes benefícios para associados da BM&A:

1) Cessão de cinco credenciais gratuitas: os interessados devem enviar um e-mail para atendimento@bma.org.br até dia 17/10 às 18h. Caso haja mais de cinco interessados, a priorização será realizada da seguinte maneira (limitado a uma credencial por empresa):

a. Prioridade para a empresa que atua no mercado de sync e música original.

b. Sorteio das credenciais entre quem foi priorizado pelo item anterior, caso haja mais de cinco interessados.

c. Se houver menos do que cinco interessados, após a priorização do item anterior, as credenciais restantes serão sorteadas entre os demais.

d. Para clareza no processo de sorteio, faremos transmissão ao vivo pelo Google Hangouts – será enviado um link com dia e hora marcadas para todos os interessados.

2) Para os demais interessados não contemplados pela credencial gratuita, a mesma poderá ser adquirida por R$ 200 (o valor cheio é R$ 500, ou seja, desconto de 60%).

3) Showcases na festa de encerramento do Whext (veja regulamento abaixo). Para os selecionados, também haverá pelo menos uma credencial gratuita para os managers das bandas.

Showcases durante o Whext

Para aumentar a visibilidade da música no Whext, o Brasil Music Exchange irá organizar dois showcases na festa de encerramento do evento, em parceria com o Jazz nos Fundos.

Empresas e artistas que são associados da BM&A, podem enviar suas propostas preenchendo o formulário até 21 de outubro às 18h. Clique aqui para abrir o link.

Para participar, os interessados devem concordar com as seguintes condições:
1) Objetivo do showcase: mostrar ao público credenciado no Whext, especialmente ao público internacional, música que traga novas referências e que fuja dos estereótipos clássicos já conhecidos internacionalmente.

2) Local de realização do showcase: Jazz nos Fundos, Rua Cardeal Arcoverde, 742 – Pinheiros, São Paulo – SP.

3) Cachê/ajuda de custo: aos selecionados, pagaremos o valor de R$ 250 por integrante da banda, limitado a R$ 1.250 por banda.

4) Para casos em que a banda selecionada for de fora da grande São Paulo, consideramos pagar 50% a mais no valor acima para que haja um auxílio maior para a logística.

5) Duração do show: 40 minutos.

6) Ordem dos shows: a organização definirá qual será a ordem das bandas.

7) O primeiro show será às 22h e o segundo show será às 23h.

8) A passagem de som será no período da tarde, entre 14h e 18h. Os responsáveis pela passagem de som são os produtores, managers e artistas e a equipe de técnicos e produtores do Jazz nos Fundos.

9) As bandas devem aceitar o Rider/Backline da casa.

a. Clique aqui para conferir o rider.

b. Backline:

i. Tapete de bateria em sisal.

ii. Bateria Pearl, Bb 22, tons 10, 12 surdo e caixa 14

iii. Amp de baixo Hartke Ha3500 com caixa 4×10

c. Itens não mencionados aqui são de responsabilidade da banda.

10) Cada empresa associada poderá enviar até três propostas. Se duas propostas de uma mesma empresa forem selecionadas, a empresa terá que optar por somente uma, pois, assim, daremos oportunidade para duas empresas diferentes.

11) A empresa deve ser responsável pela gestão de carreira da banda proposta no formulário eletrônico.

12) Profissionais do mercado serão designados como curadores para nos auxiliar na decisão. Deixamos claro que o objetivo deste processo de seleção não é criar concorrência entre os candidatos, mas sim saber quem está disponível para fazer o showcase, quem concorda com as condições do show e, então, encontrar duas bandas que estejam mais adequadas ao objetivo desta ação.

13) Para fins de preservação da imagem, não divulgaremos publicamente nomes de artistas não selecionados.

14) As duas bandas selecionadas serão divulgadas no dia 22 de outubro.

SERVIÇO

Whext

Data: 30 e 31 de outubro

Local: CBB – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo

Clique aqui para saber mais sobre a programação. 

Veja abaixo como foi o evento do ano passado:



Sobre o BME


O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.