BM&A Academy inicia série de workshops gratuitos

A Brasil, Música & Artes (BM&A) divulgou a programação de workshops gratuitos da BM&A Academy, seu braço de capacitação que tem como objetivo desenvolver os profissionais do mercado da música em temas relacionados à gestão, music branding, planejamento, distribuição, direitos autorais, exportação e comunicação. A grade curricular tem novidades importantes: além de contar com dois novos temas (Áudio para games e Planejamento e gestão de shows e turnês), todos os cursos serão gratuitos e realizados em parceria com a Faculdade e Conservatório de Música Souza Lima, o que permitiu a ampliação das turmas.

As inscrições estão abertas. Os módulos iniciaram-se na última quarta-feira (19) e ocorrem até 9 de outubro. Os workshops serão em São Paulo, mas as pessoas que moram em outras cidades são incentivadas a participar através do Google Hangouts. Para isso, as inscrições devem ser feitas normalmente, optando por essa modalidade no processo . Os participantes receberão o link 1 hora antes do curso. Interessados que residem em São Paulo não podem optar por participar a distância. Os associados da BM&A têm preferência na inscrição e podem participar de todos os módulos. Enquanto os demais interessados podem se inscrever em, no máximo, dois.

Segundo Leandro Ribeiro, gerente de projetos da BM&A, a ideia é democratizar o máximo possível o conhecimento, levando conteúdo para profissionais de todo o Brasil. “Nosso propósito é contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Anualmente, o Brasil movimenta cerca de USD 500 milhões na música. Em países com PIB semelhante (tais como Canadá e Itália), esse valor chega a mais de USD 1 bilhão. Isso mostra as oportunidades de crescimento da indústria brasileira, inclusive estimulando a geração de empresas no setor, o que também exige a capacitação dos nossos profissionais”, detalha.

Considerado um dos maiores conservatórios musicais da América Latina, a Souza Lima também acredita na necessidade de levar aos profissionais do setor ferramentas e conhecimentos mais voltados para a gestão. Por isso, mantém o programa de extensão “Processos Criativos em Música Popular e Empreendedorismo” que traz, ao longo de três semestres, seis disciplinas sobre o tema. O diretor do instituto, Mário Cunha, comenta que a instituição atua há 36 anos. “Temos a missão de fomentar o ensino através da informação, formação profissional, orientação e ações práticas, dentro do meio musical ou artístico. A parceria com a BM&A Academy vem ao encontro da nossa filosofia educacional e por isso será uma colaboração de sucesso”, explica. Membro do Brasil, Música & Artes (BM&A) e um dos instrutores, Membro da BM&A e um dos instrutores, Fábio Sabetta aproximou as duas instituições por acreditar na proposta do projeto. O profissional dedica-se ao ensino de empreendedorismo nas artes desde 2000.

Todos os profissionais que trabalham como instrutores nas oficinas do projeto são voluntários que acreditam na proposta do programa. Ao final de cada workshop, o participante receberá um link que possibilitará a doação de dinheiro pela participação no curso. Do valor arrecadado, 40% será convertido em recursos para manutenção da BM&A Academy, 40% para a Faculdade e Conservatório de Música Souza Lima e 20% para elaboração de um curso de extensão em Music Business.

Para não-associados:

Os não-associados que tiverem interesse em inscrever-se em mais de dois módulos numa mesma temporada de cursos, podem:

  • Tornar-se associados e inscrever-se em todos os workshops de interesse, caso ainda haja vagas disponíveis.
  • Inscrever-se em outros cursos (como não-associados), porém, ficarão em fila de espera caso o número de vagas não seja preenchido ou ocorra alguma desistência. Nesse caso, os alunos serão avisados por e-mail ou telefone, até às 23h do dia anterior ao curso, sobre a disponibilidade da vaga.

Na indisponibilidade de vagas, o não-associado terá que aguardar o lançamento de novas turmas.

Regra Geral

Caso o inscrito (seja associado ou não) deixe de comparecer ao curso sem avisar, com pelo menos 48h de antecedência, o mesmo ficará impedido de participar em outras turmas pelo prazo de 12 meses (exceto em emergências comprovadas). Essa medida garante que nenhum interessado fique sem vaga por conta de um inscrito que não compareceu.

Matrículas

Dentro dos prazos acima e da realização de cada workshop, as matrículas podem ser realizadas nas páginas de cada curso.

Conheça os cursos oferecidos:

  • Capacitação para Womex
    Para preparar, tirar dúvidas e dar dicas às empresas que quiserem participar daA Womex (World Music Expo) uma das principais feiras de negócios do mercado de World Music, com o apoio da Brasil, Música & Artes (BM&A).
    Quando: 01/10 às 14:00
    Instrutor: Leandro Ribeiro e Daniel Nogueira

  • Planejamento estratégico
    Um dos maiores erros de pequenos e médios empreendedores é “dar tiro para todo lado” e não conseguir os resultados desejados. Pensando nisso, este workshop é dedicado ao desenvolvimento de práticas para que líderes de iniciativas musicais possam gerar resultados.
    Quando: 19/09 às 13:30
    Instrutor: Leandro Ribeiro
  • Direitos autorais na música
    Para uma atuação efetiva no mercado da música, é necessário conhecer todos os elos envolvidos neste processo – e podemos dizer que os direitos autorais envolvidos na música é um dos elos mais importantes. Então, está aí a oportunidade para você participar de um workshop de 4 horas que vai mostrar uma visão geral sobre o assunto, para você já sair aplicando no seu dia-a-dia.
    Quando: 02/10 às 13:30
    Instrutor: Juca Novaes
  • Gestão de carreira de artistas
    Neste curso, será possível entender o papel de um empresário (manager) na gestão de carreira de uma banda ou artista.
    Quando: 20/09 às 14:00
    Instrutor: André Bourgeois
  • Distribuição de música
    Entenda como funciona o processo e a cadeia de distribuição de músicas.
    Quando: 27/09 às 13:30
    Instrutor: David Dines
  • Planejamento e Gestão de Shows e Turnês **Novo**
    As ferramentas necessárias para que shows e turnês sejam experiências vitoriosas e representem um passo importante para a continuidade e evolução da carreira artística.
    Quando: 25/09 às 13:30
    Instrutor: Fábio Sabetta Morales
  • Planejamento de comunicação
    Você sabe quais são os seus públicos-alvo e como pode se comunicar com cada um deles? Faça seu trabalho crescer e aparecer.
    Quando: 21/09 às 13:30
    Instrutor: Vivian Peres
  • Exportação de música
    Conhecimento essencial para ser mais profissional no relacionamento com os artistas e para desenvolver estratégias customizadas de internacionalização para cada um deles.
    Quando: 26/09 às 13:30
    Instrutor: Leandro Ribeiro
  • Music Branding
    Saiba mais sobre a relação entre música e marca. O mercado de music branding está em evolução, com diversas oportunidades e movimentando uma grande fatia do mercado publicitário.
    Quando: 28/09 às 13:30
    Instrutor: Danrley Calabrezi
  • Workshop de design thinking
    Neste curso, conheça como funciona o processo de design thinking, seguindo a metodologia da escola de Stanford, que consiste nos seguintes passos: definir, entender, criar, prototipar e testar.
    Quando: 05/10 às 13:30
    Instrutor: Vivian Peres
  • Áudio para games **Novo**
    Uma visão sobre todas as competências técnicas e de mercado que um profissional de áudio para games precisa para atuar.
    Quando: 09/10 às 13:30 
    Instrutor: Thiago Adamo

Os workshops ocorrerão na Faculdade e Conservatório de Música Souza Lima, campus Paraíso: Rua Maria Figueiredo, 560 – São Paulo.

Para mais informações sobre os cursos e matrículas, clique aqui.