BME leva programação de música brasileira para a Copa

Além do futebol, o Brasil também será representado na Copa do Mundo da Rússia em outras modalidades: música e gastronomia. O projeto Brasil Experience – Ao Vivo na Copa do Mundo da Rússia, da BM&A (Brasil, Música & Artes), com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), por meio do projeto de internacionalização de música brasileira Brasil Music Exchange (BME), e do MinC (Ministério da Cultura), levará uma rica programação de eventos para Moscou, com apresentações de artistas que vão do carimbó ao jazz, do funk ao samba e do pop rock ao soundsystem. A presença de renomados chefs, vindos de diferentes regiões do país, oferecerá um exemplo da diversidade dessa expressão cultural, harmonizando a comida e a canção.

Durante as quatro semanas de Copa, de quinta a sábado, os shows serão realizados em Moscou, na Casa Brasil Experience. O local, Summer Garden, é uma antiga fábrica de cerveja, é muito bem localizado: perto dos principais pontos turísticos da cidade e da Praça Vermelha e de estádios dos jogos da Copa do Mundo, além de próximo da saída de barcos para turistas conhecerem a cidade pelo Rio Moscou.

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, destaca a importância econômica do megaevento esportivo, que atrai turistas do mundo inteiro e é transmitido para todos os continentes. “A cultura brasileira tem um imenso potencial de exportações e esse é um dos eixos de atuação do Ministério da Cultura. Pode ser muito interessante, em termos de atração de receitas, e, portanto, de geração de renda e emprego aqui no Brasil. As atividades culturais e criativas constituem um dos setores de maior vitalidade da nossa economia e já respondem por 2,64% do PIB brasileiro”, diz Sá Leitão.

O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, também destaca a importância das atividades do setor e o potencial global da nossa produção. “O Brasil tem uma forte e diversa economia criativa, reconhecida internacionalmente e com grande potencial, seja no audiovisual, na música, na moda, artes, design e literatura, entre outras. Sabendo dessa relevância, a Apex-Brasil apoia a internacionalização por meio de 12 projetos em parceria com associações. Em tais projetos, são desenhadas estratégias para a promoção internacional de cada indústria, incluindo promoção comercial, capacitação e inteligência de mercado”, detalha.

Os artistas foram selecionados por uma comissão, formada pelo jornalista russo Andrei Muchnik, pelo radialista francês Hugo Casalinho e o produtor cultural brasileiro Ayrton Martini Filho. Emicida, Hermeto Pascoal, Liniker e os Caramelows e Mart’nália estão no time dos escolhidos (veja a seleção completa abaixo). Já os chefs convidados são o alagoano Guga Rocha, o catarinense Alysson Müller e o amazonense Felipe Schaedler, que apresentarão menus tradicionais de suas regiões, harmonizados com os artistas conterrâneos.

“Através da Nova Música Brasileira a BM&A busca a valorização do país e de seus habitantes, mostrando um vasto patrimônio da cultura humana”, conta Sergio Ajzenberg, presidente da BM&A. “Realizar este projeto durante um dos maiores eventos esportivos do mundo será surpreendente, mostrando principalmente, que o país do futebol também é o da música e da gastronomia”, assegura.


PROGRAMAÇÃO BRASIL EXPERIENCE – AO VIVO NA COPA DA RÚSSIA

20 de junho | Local: Powerhouse
Show: Emicida | 22h30 no horário da Rússia | 16h30 no horário de Brasília

23 de junho | Local: Powerhouse
Show: Gian Correa Quinteto | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

24 de junho | Local: Powerhouse
Chef Guga Rocha (Nordeste) | Almoço às 15h no horário da Rússia
Show: Selvagens à Procura de Lei | 16h no horário da Rússia | 11h no horário de Brasília

27 de junho
Brasil vs Sérvia | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

28 de junho
Show: Ludere | 18h no horário da Rússia | 12h no horário de Brasília

29 de junho
Show: Esdras Nogueira | 20h no horário da Rússia | 14h no horário de Brasília

30 de junho
Oitavas de final | 17h no horário da Rússia | 11h no horário de Brasília
Show: Liniker e os Caramelows | 19h no horário da Rússia | 13h no horário de Brasília
Oitavas de final | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

1 de julho
Oitavas de final | 17h no horário da Rússia | 11h no horário de Brasília
Show: Hermeto Pascoal | 19h no horário da Rússia | 13h no horário de Brasília
Oitavas de final | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

2 de julho
Oitavas de final | 18h no horário da Rússia | 12h no horário de Brasília
Oitavas de final | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

3 de julho
Show: Mart’nália | 20h no horário da Rússia | 14h no horário de Brasília

6 de julho
Quartas de final | 17h no horário da Rússia | 11h no horário de Brasília
Show: Sandália de Prata | 19h no horário da Rússia | 13h no horário de Brasília
Quartas de final | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

7 de julho
Show: Yangos | 16h no horário da Rússia | 10h no horário de Brasília
Chef Alysson Muller (Sul)
Quartas de final | 18h no horário da Rússia | 12h no horário de Brasília
Quartas de final | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

10 de julho
Show: Combo Cordeiro | 19h no horário da Rússia | 13h no horário de Brasília
Chef Felipe Schaedler (Norte)
Semifinal 1 | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

11 de julho
Semifinal 2 | 21h no horário da Rússia | 15h no horário de Brasília

13 de julho
Show: Saulo Duarte | 20h no horário da Rússia | 14h no horário de Brasília

14 de julho
Disputa de terceiro lugar | 17h no horário da Rússia | 11h no horário de Brasília
Show: Curumin | 20h no horário da Rússia | 14h no horário de Brasília

15 de julho
Final | 18h no horário da Rússia | 12h no horário de Brasília


Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem como missão a promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para sectores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.


Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.


SERVIÇO

Brasil Experience – Ao Vivo Na Copa da Rússia
Endereço: via ​Кутузовский пр-кт, 12 стр. 1, Moskva, Rússia, 121248
De 16/6 a 14/7


MAIS INFORMAÇÕES

Namídia Assessoria e Comunicação – (11) 3034 5501 | 99875-5500‬
Mercedes Tristão – mercedes@namidiacom.com.br – (11) 97096-5113‬
Robson Leite – robson@namidiacom.com.br – (11) 98616 6169