Quartabê participa de festivais na Alemanha e Holanda

A banda Quartabê está pronta para tocar em dois festivais importantes: Moers e Music Meeting. A apresentação no Moers Festival ocorre na cidade de Moers, na Alemanha, em 19 de maio. Já o show no Music Meeting Festival acontece em Nijmegen, na Holanda, em 20 de maio.

O grupo se destaca pela formação composta majoritariamente por mulheres que são instrumentistas, compositoras, cantoras e improvisadoras. A banda usa diversas referências em sua musicalidade, que vão da música eletrônica ao afrobeat e passa pelo free jazz, samba e choro.

A Quartabê surgiu em 2014 a partir de outro grupo chamado Claras e Crocodilos, a convite do Festival Moacir Santos. Composto por Mariá Portugal (bateria), Joana Queiroz (sax, clarinete e clarone), Maria Beraldo (clarinete e clarone) e Chicão (teclado), a sonoridade da banda é marcada pelo uso de samplers, synths e pedais nos clarinetes e clarones.

Carreira internacional

No ano passado, o grupo realizou a primeira turnê no exterior com a ajuda do Brasil Music Exchange (BME). Eles participaram do festival Jazzahead de 2017 e realizaram shows em Portugal, Áustria, França, Espanha e Alemanha.

A Tratore, responsável pela distribuição dos discos da Quartabê, faz parte do Brasil Music Exchange (BME), projeto de estímulo à exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.