Ministério da Cultura cria campanha “Cultura Gera Futuro”

O Ministério da Cultura (MinC) lançou o projeto “Cultura Gera Futuro” com o intuito de mostrar à população que a economia criativa também gera desenvolvimento econômico ao país. Por isso, a Brasil, Música & Artes (BM&A) desenvolveu um plano estratégico de cinco anos (2017 – 2022) para dar sua contribuição ao mercado e aumentar as oportunidades de negócios. Os projetos criados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e algumas unidades do Sebrae são:

Brasil Music Exchange – projeto de auxílio à exportação da música brasileira
Brasil Music Club – plataforma de showcases, apresentações ao vivo e divulgação online
BM&A Academy – cursos e workshops para capacitação de empreendedores do mercado da música
Brasil Music Summit – evento de convergência entre negócios, networking e propagação do conhecimento


Mercado em expansão

Em relação ao PIB, o Brasil é o nono colocado na economia mundial. Entretanto, o país ocupa o 18º lugar quando falamos sobre geração de riqueza, com USD 480 milhões no ano. Entretanto, outros países que estão próximos na colocação de renda mundial como Itália (8º), Canadá (10º) e Holanda (17º) geram muito mais dinheiro quando se trata da música, passando de USD 1 bilhão por ano.

De acordo com o gerente da BM&A, Leandro Ribeiro, os dados demonstram o quanto o nosso país precisa evoluir no setor. “A nossa meta para os próximos cinco anos é chegar ao patamar destes três países, produzindo o equivalente a USD 1 bilhão por ano com negócios relacionados à música”, disse.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site.