ATENÇÃO: ÚLTIMOS DIAS PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE SHOWCASES NA CLASSICAL:NEXT

Um dos principais pontos-de-encontro da música clássica na Europa, a Classical:NEXT (6a. edição), que mescla feira de negócios, congresso e showcases em Roterdã, na Holanda, está aceitando propostas de showcases. 

As empresas e grupos interessados devem fazer a inscrição no site da Classical:NEXT (CLIQUE AQUI) e aguardar a seleção do júri. Os grupos selecionados poderão solicitar apoio de até 50% dos custos de passagem e hospedagem ao programa Brasil Music Exchange (BME), projeto de internacionalização de música brasileira, realizado por meio de uma parceria entre a BM&A (Brasil, Música & Artes) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

ATENÇÃO: o prazo para inscrição vai até dia 30 de outubro, sexta-feira (fuso horário da Alemanha).

Em maio de 2016, cinco empresas brasileiras participaram da ação sob a coordenação do BME e os resultados foram bem significativos - geração de USD 300 mil em potenciais negócios.

O projeto também apoiou uma apresentação do grupo carioca PionOrquestra, que ficou entre os 11 selecionados por um júri qualificado para a área de showcases. Eles dividiram a programação com artistas da Espanha, Alemanha, Holanda, Canadá, Noruega, Finlândia, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.

O grupo reúne 10 mãos e 1 piano formando uma orquestra de sons: são quatro pianistas e uma percussionista, que utilizam luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico para extrair infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. Tudo é projetado ao vivo no fundo do palco, mostrando ao público o que acontece dentro da cauda, alternando com um conteúdo visual desenvolvido pelo artista multimídia Batman Zavareze.