Your address will show here +12 34 56 78
PERGUNTAS
FREQUENTES

O que é a BM&A?

A BM&A – Brasil Música e Artes é uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 2001 que tem como propósito contribuir para um mundo melhor através da geração de conhecimento e de oportunidades no mercado da música e, assim, catalisar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, indiretamente, outros países do mundo. Nossa diretoria é composta de profissionais atuantes no mercado e é renovada a cada 3 anos.Para ler mais sobre a BM&A, clique aqui.

Sou uma empresa que investe em ações culturais. Como faço para desenvolver um projeto em parceria com a BM&A?

A BM&A é uma organização sem fins lucrativos e certificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. A lei que rege as OSCIPs é a de no 9.790 de 23 de março de 1999 e autoriza empresas privadas a usarem até 2% do seu lucro real como doação para projetos das OSCIPs, deduzindo este valor da base de cálculo do Imposto de Renda. Sendo um parceiro da BM&A e através da lei das OSCIPs, garantimos que 100% dos recursos doados serão utilizados no desenvolvimento de projetos culturais ligados a música, especialmente no que diz respeito a promoção da música brasileira no exterior. Você pode contribuir para uma ação já existente dentro de nosso portfólio de projetos ou podemos desenvolver um projeto customizado de acordo com os interesses de sua empresa. Envie uma mensagem para atendimento@bma.org.br demostrando o seu interesse e entraremos em contato.

Quem pode ser membro da BM&A?

Empresas e pessoas físicas que atuam no mercado da música podem fazer parte da BM&A, tais como artistas, produtores, managers, gravadoras, editoras, distribuidoras, music libraries, agências de sincronização e música original, festivais, agências de comunicação, agências de music branding, escritórios de advocacia, estudantes, entre outros.

Quais são os benefícios oferecidos?

Aqui no nosso site você encontra todos os benefícios e projetos em andamento. Porém, estas iniciativas não são estáticas, ou seja, sempre estamos na busca de novos projetos e parcerias que tragam mais valor para nossos membros, para o mercado e para a sociedade. Normalmente, nossas ações se encaixam nos seguintes pilares: Capacitação & Desenvolvimento, Negócios & Networking, Imagem e Showcases.   Estas ações são comunicadas para todos os membros e todos podem participar, exceto os membros pessoas físicas que podem ter algum tipo de restrição dependendo da situação.Via de regra, funciona assim:

  • Ações no pilar Capacitação & Desenvolvimento: todos os membros podem participar, pessoas jurídicas e pessoas físicas.
  • Ações no pilar de Negócios & Networking: todos os membros pessoas jurídicas podem participar (mas algumas iniciativas são exclusivas para empresas com alta maturidade de gestão e exportação) e membros pessoas físicas podem ter alguma restrição (mas normalmente podem participar em 80% das ações).
  • Ações no pilar Imagem: todos os membros pessoas jurídicas podem participar (mas algumas iniciativas são exclusivas para empresas com alta maturidade de gestão e exportação) e membros pessoas físicas podem ter alguma restrição (mas normalmente podem participar em 50% das ações).
  • Ações no pilar Showcase: todos os membros pessoas jurídicas podem participar e membros pessoas físicas podem ter alguma restrição (mas normalmente podem participar em 20% das ações).
  Para ver nossos projetos em andamento, clique aqui:

Posso me tornar um membro pessoa jurídica com uma MEI?

Sim, pode.

Tenho uma banda, mas também tenho uma produtora. O que é melhor: eu me associar com minha banda ou como produtor?

Com certeza como produtor. Como falamos em questões anteriores, associados pessoas jurídicas têm acesso a mais atividades desenvolvidas pela BM&A.

Sou um manager/produtor/booker e represento várias bandas. Preciso me tornar um membro com cada banda ou posso me associar como produtor/manager e/ou booker que representa várias bandas?

Com uma só associação de sua empresa, você pode buscar ter benefícios para todas as bandas que você representa.

Posso usar o CNPJ de um amigo para me associar como pessoa jurídica?

Não. Na BM&A, a associação é intransferível, pois as ações desenvolvidas podem beneficiar diretamente o seu empreendimento e medimos os resultados disso no futuro.

Posso me associar como empresa usando um CNPJ de qualquer atividade econômica?

Não. A atividade econômica do seu CNPJ deve estar, de alguma maneira, ligada ao mercado da música.

Quais são os procedimentos para eu me tornar um membro?

Veja aqui a resposta a esta pergunta.

BM&A e BME são a mesma coisa?

Não. BM&A é o nome de nossa instituição que, como explicamos, é uma organização privada sem fins lucrativos. BME é o nome de um projeto, o Brasil Music Exchange, que é realizado pela BM&A em parceria com a Apex-Brasil. Ou seja, o BME é uma iniciativa que está “debaixo do guarda-chuva” BM&A, assim como estão outros projetos como a BM&A Academy, Brasil Music Summit, etc. Para ver todos os projetos, clique aqui:

Quero exportar música. O que devo fazer?

Exportar música é um processo que não é tão complicado, porém, exige um mínimo de conhecimento, experiência, profissionalismo e investimento. Exportar é, antes de qualquer coisa, fundamental no mundo globalizado em que vivemos.   Para começar, sugerimos que você escolha alguns módulos dos cursos que oferecemos na BM&A Academy (veja os cursos aqui: ). Participar destes cursos significa que você vai economizar muito (muito mesmo!) tempo de pesquisa. Você vai aprender (ou aprimorar seus conhecimentos) em poucos dias o equivalente a meses ou até anos de estudo. Ou seja, suprirá totalmente ou parcialmente suas necessidades de conhecimento e experiência com exportação e poderá incrementar suas habilidades profissionais. Com isso, um próximo passo é elaborar um plano de curto, médio e longo prazos e, então, colocá-lo em prática. Temos uma série de ações para auxiliar o seu processo de internacionalização, especialmente as que estão previstas dentro do projeto Brasil Music Exchange, que é realizado pela parceria entre BM&A e Apex-Brasil. Através dele, podemos lhe ajudar a participar de feiras internacionais, a ter acesso a estudos de mercado de alguns países, a se encontrar com potenciais compradores e formadores de opinião (radialistas, jornalistas, etc), a realizar showcases internacionais, entre outras coisas.

Preciso de indicação de produtores, gravadoras/selos, managers... no Brasil ou no exterior. Vocês me ajudam?

Já tentamos ajudar várias vezes pessoas que buscavam parceiros nacionais e internacionais (um artista que quer achar um manager, por exemplo). Porém, percebemos que a chance de sucesso neste processo é quase nula, pois, normalmente, estes profissionais já estão cheios de atividades para os artistas que eles já escolheram representar. Nossa sugestão nestes casos é: tenha um planejamento, defina seus objetivos de curto, médio e longo prazos e busque criar seus próprios relacionamentos de maneira consistente. Com certeza, se você fizer isso, a chance de sucesso é bem grande.

A BM&A vai me ajudar com passagens aéreas?

Não necessariamente. Em algumas situações pode até ser que sim. Nosso papel é diferente de um órgão governamental com foco em cultura e, além disso, não há como ter recursos para ajudar todo mundo. Nosso papel é justamente te dar suporte para que você consiga empreender sem necessitar deste tipo de auxílio. Ainda assim, nas vezes que auxiliamos com passagens aéreas, sempre é parcialmente (no máximo 50% dos custos), sempre pedimos contrapartidas em função do apoio e sempre já definimos anteriormente qual é ou quais são os eventos/festivais que apoiamos. Por exemplo, em 2016/2017, apoiamos showcases na Circulart (Colômbia), Womex, Classical:NEXT, Festival Nrmal (México), Fimpro (México).

A BM&A patrocina turnês, passagens e hospedagens?

Não. Na pergunta anterior, explicamos como funciona nosso auxílio para estes custos. Porém, para turnês, em algumas situações conseguimos apoiar com 50% dos investimentos de promoção (contratação de PR/Assessoria de imprensa internacional, por exemplo). Nos últimos anos, por exemplo, já apoiamos a promoção de turnês de artistas como Lucas Santanna, Céu, Bixiga 70, Dona Onete, Curumin.

A BM&A é uma escola de música?

Não. Mas podemos auxiliar artistas a enxergarem suas atividades de maneira global e empreendedora através dos cursos voltados para gestão e negócios. Veja mais no BM&A Academy:

Como funciona a participação em feiras internacionais?

Normalmente, desenvolvemos um pacote de benefícios para quem quer participar. Os pacotes oferecidos incluem uma credencial, uso do estande coletivo, orientação para que você aproveite ao máximo a ida para a feira, contratação de recepcionista, elaboração de material promocional, eventos de relacionamento, entre outras coisas. Via de regra, o valor para este pacote é mais barato para quem é membro da BM&A do que para quem não é. Normalmente, o valor deste pacote é equivalente ao valor de uma credencial (ou um pouco mais barato) se você comprasse direto da feira. Além disso, membros que pagam anuidade convertem o mesmo valor em pontos e podem usar estes pontos para pagar totalmente ou parcialmente estes pacotes.

Quer se tornar um membro?

Clique aqui

Quer participar de feiras internacionais?

Veja aqui as ações em andamento e os próximos eventos: