NOTÍCIA


FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA DE MEDELLÍN: DANI GURGEL feat. DDG4

05/09/2017



O Fiesta del Libro y la Cultura de Medellín vai receber o Dani Gurgel feat. DDG4 (Dani & Debora Gurgel Quarteto) junto com mais 7 artistas brasileiros. A apresentação, com características de bossa nova, acontecerá dia 11 de setembro. O evento se estende entre os dias 8 e 17 do mesmo mês e possui uma abordagem que parte da cultura do livro para apresentar debates, música, lançamento editoriais e formas de arte diversas.

Dani Gurgel feat. DDG4 nasceu da relação de mãe e filha, entre a pianista Débora Gurgel e a cantora Dani Gurgel.  O grupo traz uma fusão de ritmos e melodias brasileiros com harmonia e improvisação jazzísticas, que levam indubitavelmente as notas do piano para o lado do suingue. Na mistura de Dani, entra uma gama de ritmos brasileiros, junto com sua vasta experiência como educadora de música e a maturidade de seu trabalho como arranjadora para orquestras sinfônicas e big bands.

Em 2017, Dani apresenta o projeto Dani Gurgel e Novos Compositores, com a participação de seu grupo DDG4. O show traz composições de Dani and Debora, além de parceiros que fazem parte do projeto e de canções da série-documentário Outro Som, dirigida pela cantora, que também será lançada em CD no Japão e digitalmente no mundo todo. A série foi inspirada na web-série Música de Graça, vencedora do PPM - Prêmio dos Profissionais da Música em 2015.

"Da Colômbia seguiremos para o Japão, para uma turnê que inclui o Blue Note Jazz Festival e o Cotton Club. Em 2018, estamos planejando uma turnê na Europa. Para todo lugar que vamos, queremos fazer novos amigos, saber o que acharam da nossa música, e criar uma relação duradoura", diz Dani. 
 

Jazz e Poesia

O som do quarteto é uma união forte entre a música instrumental e cuidadosas palavras. É fácil notar ritmos como samba, bossa nova, levadas de capoeira desveladamente trabalhados ao piano, em harmonia com uma voz delicada, marca da cantora potiguar. "Nossa música é muito calcada nas nossas relações, em olhar para os lados e ver quem vem junto conosco, na interação musical, improvisação. Tudo isso é criado usando como base o emocional e o exercício constante", explica Dani. 



A apresentação na Colômbia acontece como parte da ação organizada pelo Brasil Music Exchange (BME), um projeto de auxílio à exportação de música realizado por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, realiza diversas atividades de promoção de negócios internacionais.

Agenda:
11 de setembro - 
Fiesta del Libro y de la Cultura de Medellín - CO
20 de setembro - Heliopole Daikanyama Tokyo - JP
21 de setembro - Outro Som CVD - JP
22 de setembro - BNJF @ Motion Blue - JP
23 ​de setembro - Blue Note Jazz Festival - JP
25, 26 e 27 de setembro - Tokio Prince - JP
27 de setembro - Tó Brandileone.CVD - JP
28 e 29 de setembro - Cotton Club Tokyo - JP