NOTÍCIA


Bass Culture Clash: Salvador VS London

21/09/2013

O projeto Encounters, realizado na Bahia no ano passado e promovido pelo Brasil Music Exchange em parceria com a APEX- Brasil, rendeu mais um fruto:  Bass Culture Clash: Salvador VS London  é uma oportunidade única para ver alguns dos melhores artistas da cena bass de Londres frente a frente com correspondentes de Salvador, capital brasileira do estilo. Entre os dias 10 e 12 de maio, haverão apresentações do festival no icônico bairro do Pelourinho, em Salvador e, no Reino Unido, as apresentações acontecerão entre 16 e 18 de maio.

O Brasil está se preparando par ser anfitrião da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016) e este projeto estimula o intercâmbio internacional intercultural através da pista de dança, sendo um portal para o coração da Bahia. O Bass Culture Clash: Salvador VS London é realizado pela agência British Underground, de Crispin Parry, que participou do Encounters na Bahia em 2012,e pela Secretaria de Cultura da Bahia.

Um dos mais formidáveis espaços para festas musicais de Londres, The Heatwave, vai trazer uma super atração, com a rainha das pistas de dança do Reino Unido, MC Lady Chann.

Outro artista que irá se apresentar é um graduado da Cultura Bass no SXSW 2012: o londrino Natty. Ele vai revelar suas raízes musicais com suas melodias.
 

As bandas brasileiras presentes no festival são do interior da Bahia e se destacaram na Europa pela participação na coletânea Brazilian Bass Culture & Beyond que foi lançada no estande do Brasil Music Exchange,  em parceria com Bahia Music Export na Womex da Grécia, em 2012.

OQuadro, um dos principais artistas da cena no país, visa intensificar a “batalha” com hip hop “old-school”, no estilo de Salvador.

A outra banda brasileira, Os Nelsons, vai desencadear a conexão entre as batidas baianas e o “ghettotech” global. Com influências que vão de Vybz Kartel, Marley e Devlin a Jackson do Pandeiro, Racionais MCs e Buraka Som Sistema. Caprichado nas batidas de dub e reggae.
 

Confira a programação:

 

BRASIL:

Sex 10 mai Teatro Municipal, Ilhéus, Bahia

Sáb 11 mai Cultura Baixo Clash Festival, Pelourinho, Salvador, Bahia

Dom 12 mai Baixo Festival Clash Cultura, Pelourinho, Salvador, Bahia

 

UK:

Qui 16 de maio 19:00-23:00 Roundhouse, em Londres

Sex 17 maio 12:30-16:00 Komedia, The Great Escape, Brighton

Sáb 18 mai 19:00-21:00 Muévete, Notting Hill Arts Club, London (Os Nelsons + OQuadro)

 

Para mais informações, imagens e downloads de áudio: www.basscultureclash.com