NOTÍCIA


MIMO Festival anuncia atrações da edição em Amarante, Portugal

27/06/2017



O brasileiro MIMO Festival consolida sua trajetória internacional e acaba de anunciar o lineup da segunda edição portuguesa, que acontece de 21 a 23 de julho na charmosa cidade de Amarante. A programação deste ano conta com 52 atividades, entre música, cinema, etapa educativa (com workshops e oficinas), fórum de Ideias e poesia. Entre os produtores do evento, está a Musickeria, participante do Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira promovido pela BM&A em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As atrações confirmadas incluem estão a londrina Ala.Ni, que foi vocalista de Andrea Bocelli, Mary J. Blige e Blur, até sair em carreira própria; a baterista e compositora Anne Paceo, uma das maiores figuras do novo cenário do jazz francês, e o português Manel Cruz, vocalista, guitarrista e letrista que ganhou notoriedade, na década de 1990, como integrante da banda de rock Ornatos Violeta. A agenda conta ainda com Nação Zumbi, Céu, Jards Macalé, Rodrigo Amarante, Herbie Hancock e Tinariwen, entre outros.

Trajetória internacional do festival

Localizada ao Norte de Portugal no Distrito de Porto, Amarante destaca-se pelo patrimônio cultural e natural da região do Tâmega e Sousa e o intenso fluxo turístico. As atividades do festival procuram utilizar e valorizar o patrimônio da cidade e são oferecidas gratuitamente ao público. A edição de 2016 reuniu 24 mil espectadores e teve shows de Pat Metheny & Ron Carter, Tom Zé e Vieux Farka Touré. Essa já a segunda incursão internacional do MIMO Festival em 2017, o evento foi o parceiro oficial do Celtic Connections, destaque no Showcase Scotland de 25 e 29 de janeiro, em Glasgow, na Escócia. O evento levou ao Reino Unido uma seleção da música brasileira com Baby do Brasil, Roberta Sá, Yamandu Costa, Renata Rosa, Carlos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha.

Programação

21/07
18h - QUARTETO ARABESCO CONVIDA PEDRO JÓIA (Portugal) - IGREJA DE SÃO GONÇALO
20h30 - JARDS MACALÉ (Brasil) - MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
22h - TRÊS TRISTES TIGRES (Portugal) - PARQUE RIBEIRINHO
23h30 - TINARIWEN (Mali) - PARQUE RIBEIRINHO
01h15 - NAÇÃO ZUMBI (Brasil) - PARQUE RIBEIRINHO

22/07
18h - CORO DE CÂMARA DE LISBOA (Portugal) - IGREJA DE SÃO GONÇALO
20h - GIRMA BÈYÈNÈ & AKALÉ WUBÉ (Etiópia/França) - MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
20h30 - ANNE PACEO (França) - MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
21h30 - RICHARD BONA & MANDEKAN CUBANO (Camarões/ Cuba) - PARQUE RIBEIRINHO
23h30 - HERBIE HANCOCK - PARQUE RIBEIRINHO
01h15 - HAMILTON DE HOLANDA & O BAILE DO ALMEIDINHA CONVIDAM MAYRA ANDRADE (Brasil/ Cabo Verde) - PARQUE RIBEIRINHO

23/07
16h - FILIPE RAPOSO (Portugal) - IGREJA DE SÃO PEDRO
20h - ALA.NI (Inglaterra) - MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
20h30 - RICARDO RIBEIRO (Portugal) - PARQUE RIBEIRINHO
21h30 - RODRIGO AMARANTE (Brasil) - PARQUE RIBEIRINHO
23h - CÉU (Brasil) - PARQUE RIBEIRINHO
00h15 - MANEL CRUZ (Portugal) - PARQUE RIBEIRINHO