NOTÍCIA


ARTISTAS BRASILEIROS SÃO OVACIONADOS EM GLASGOW

07/02/2017



O MIMO Festival cumpriu com louvor o papel de representar o Brasil como parceiro internacional no Showcase Scotland 2017, parte integrante de um dos maiores festivais da Europa, o Celtic Connections. No período de 25 a 29 de janeiro, a música brasileira esteve representada por grandes artistas e através de uma série de encontros, recepções e atividades voltadas para os negócios na área da música.

O festival Celtic Connections 2017 foi realizado entre 19 de janeiro e 5 de fevereiro e contou com a presença de mais de 2.100 artistas de todo o mundo. Foram 18 dias de shows que, somados às palestras, exposições de arte, atividades educativas e uma rica cena internacional de colaborações musicais, totalizaram cerca de 300 eventos. Mais de 20 importantes salas de concertos, teatros, igrejas e diversos centros culturais da cidade de Glasgow – a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa do Reino Unido – se mobilizaram para a realização deste festival.

Aproximando-se da 18ª edição, o Showcase Scotland apresenta ao público internacional, anualmente, a nova safra da música escocesa. O objetivo é garantir performances para artistas escoceses em escala global – criando, assim, público para talentos em início de carreira e levando à plateia cativa nomes ainda pouco conhecidos no exterior.

A cada edição, o Showcase Scotland oferece um “spotlight” aos parceiros internacionais e, em 2017, foi a vez do Brasil, o primeiro país da América Latina a ser representado neste contexto. Nos últimos anos, este honroso posto foi ocupado pela França, Nova Zelândia, Índia e Inglaterra.

A presença do MIMO Festival aqueceu a temperatura do Showcase Scotland, com representantes de peso da música brasileira: as cantoras Baby do Brasil, Roberta Sá e Renata Rosa e os instrumentistas Yamandu Costa, Carlos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda & Baile do Almeidinha, que levaram para o inverno europeu o que há de melhor em nosso país, a nossa cultura e alegria. A comitiva brasileira reuniu, em Glasgow, 36 artistas e técnicos e 11 produtores brasileiros e parceiros do MIMO Amarante, em Portugal.

A maratona brasileira começou no dia 25, no Glasgow Royal Concert Hall, uma das mais lindas salas de concertos da cidade, com uma aula ministrada por Carlos Malta e o grupo Pife Muderno, no programa educativo voltado para crianças das escolas locais. O sexteto instrumental faz a leitura contemporânea das tradicionais bandas de pífano do Nordeste brasileiro, através de novos arranjos de clássicos da música brasileira, com pitadas de jazz, rock e outros gêneros. A descontração foi total e mais 2 mil estudantes dançaram ao som de gêneros musicais pouco conhecidos no Reino Unido.

À noite, foi a vez de Carlos Malta e Pife Muderno mostrarem toda a exuberância da nossa música ao grande público que lotou o mesmo Glasgow Royal Concert Hall. No concerto, foram os adultos que se esbaldaram com o ritmo e as melodias do Pife Muderno, embalados pelos virtuosos sopros de Carlos Malta e Andrea Ernest Dias e as percussões de craques como Marcos Suzano, Oscar Bolão, Bernardo Aguiar e Durval Pereira. O grupo foi ovacionado pela plateia local e, durante toda a estada em Glasgow, abordado nos mais diferentes lugares para receber as congratulações dos espectadores, seus mais novos fãs.

O dia 25 também contemplou a cerimônia oficial de abertura do Showcase Scotland, a Civic Reception, realizada no Glasgow City Chambers, com a participação de representantes da Prefeitura de Glasgow, da diretora do British Council da Escócia, Jacqueline Killeen, da ministra da Embaixada do Brasil em Londres, Ana Maria Bierrenbach e da diretora-geral do MIMO Festival, Lu Araújo, que fez questão de frisar a importância da realização do Spotlight Brazil no Celtic Connections, como “uma ação que, para além de promover a cultura brasileira, apresentaria uma nova safra de artistas impregnados de brasilidade e talento”.

Dia 26 foi livre para a turma brasileira conhecer a cidade. Mais tarde, o grupo participou do jantar de confraternização oferecido pelo MIMO Festival no restaurante Las Iguanas.