NOTÍCIA


POA Jazz Festival, Sampa Jazz Fest e Savassi Festival se unem em busca de novos talentos para a música instrumental

01/03/2017



O Novos Talentos do Jazz é um concurso de bandas de jazz e de música instrumental para músicos de até 30 anos. Criado em 2005 pelo Savassi Festival, passa, a partir de sua edição 2017, a ser realizado por três festivais: o POA Jazz Festival, o Sampa Jazz Fest e o Savassi Festival. Nesta nova fase, abre-se a possibilidade dos vencedores se apresentarem em cada um ou mesmo todos esses festivais. A participação é gratuita e aberta a músicos residentes em território nacional.

O júri, que inclui os diretores dos festivais associados, convidará pelo menos uma banda para participar da próxima edição de seus respectivos festivais. É facultado aos diretores convidarem um número maior de bandas, inclusive as não vencedores caso julguem pertinente.

O concurso é regido por este edital e julgará as propostas baseado em quatro critérios: (i) originalidade, (ii) capacidade de improviso, (iii) excelência na performance e (iv) adequação à proposta estética dos festivais. Vale lembrar que todos os integrantes do grupo devem ter até 30 anos de idade e que o formulário online deve ser completamente preenchido até o dia 15 de março de 2017.

Baixe o edital do Novos Talentos do Jazz 2017

Sobre os editais
POA Jazz Festival, que chega à sua 3a edição em 2017, é sediado em Porto Alegre; o Sampa Jazz Fest, realiza a sua 2a edição em São Paulo; já o Savassi Festival, em sua 15a edição, realiza shows em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em Lisboa. Cada festival possui sua dinâmica e estética próprias, mas compartilham uma crença central: fortalecer e divulgar a música instrumental por meio de shows, workshops, concursos, residências artísticas, comissionamento de composições e outras ações.