NOTÍCIA


Delegação da Womex reúne 33 empresas

14/10/2016



Entre 19 e 23 de outubro, 33 empresas brasileiras desembarcam em Santiago de Compostela, na Espanha, para participar de um dos principais eventos mundiais de world music, a Womex. A ação é promovida pelo Brasil Music Exchange (BME) – projeto de internacionalização de música realizado por meio de uma parceria entre a BM&A e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - com o apoio do Sebrae-RJ.
 
O evento reúne empresários de todo o mundo, especialmente programadores de festivais, gravadoras, booking agents (vendedores de shows) e editoras. “A cada ano, percebemos que aumenta o interesse das empresas em participar da Womex, o que reflete uma maior consciência da necessidade de investir no mercado internacional, tendo em vista que o retorno para os negócios é muito atrativo”, comenta o gerente do BME, Leandro Ribeiro.
 
O grupo brasileiro inclui managers ou selos de artistas e bandas como Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Rashid, João Donato, Paulinho da Viola e Céu, entre outros. O BME organiza o estande brasileiro, coordena rodadas de negócios e auxilia no atendimento a potenciais compradores, disponibilizando consultores capacitados para lidar com as necessidades de informações demandadas pelo mercado internacional. No dia 20 às 10h30, haverá um encontro de negócios com empresas latinas, organizado em parceria com a Sonidos Latinos. Após a Womex, um grupo de empresários irá para um encontro com empresas portuguesas, organizado em conjunto com a Why Portugal.
 
A última edição da Womex teve presença de 2,5 mil profissionais de 90 países. O estande do Brasil recebeu mais de mil visitas de compradores e formadores de opinião da França, Alemanha, Portugal, Dinamarca, Canadá, Itália, Coreia do Sul, México e Colômbia, gerando US$ 800 mil em negócios.
 
Destaque para o showcases
O participação do Brasil Music Exchange conta com uma novidade: o apoio à apresentação de artistas em showcases. Neste ano, a banda Bixiga 70 se apresenta na Plaza da Quintana no dia 21, enquanto Anelis Assumpção e Nômade Orquestra tocam no palco off Womex, dia 22.
 
“Consideramos que é uma importante vitrine para mostrar não apenas esses profissionais, mas a música brsileira de um modo geral. Por isso, incluímos esse tipo de apoio nas atividades do BME”, explica Leandro. No ano passado, 280 artistas de 50 países realizaram 60 apresentações nos sete palcos da feira.