NOTÍCIA


BME traz radialistas e compradores da Alemanha e do México ao Festival Música Mundo

12/09/2016



A cidade de Belo Horizonte sedia de 14 a 17 de setembro o festival Música Mundo, que reúne produtores de festivais, agentes culturais, gestores de espaço, distribuidores, selos e curadores de instituições culturais. O Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música realizado por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoia o evento promovendo a presença de radialistas e compradores internacionais.

O grupo inclui os alemães Thorsten Bednarz, da rádio Deutschlandradio Kultur, e Detlef Diederichsen, responsável pela curadoria da casa de espetáculos Haus der Kulturen der Welt e por diversos festivais, incluindo o Wassermusik, e os mexicanos Monica Saldanha, parte da equipe organizadora do festival Nrmal, organizado no México e Costa Rica, e Jano Vargas, da radio Ibero 90.9. Os convidados participarão de rodadas de negócios realizadas por meio de uma parceria entre a BME, o Sebrae-MG e os organizadores de evento, Embaixada Cultural e Disco Produções.

“Queremos cada vez mais aliar ações de imagem com negócios, favorecendo a promoção internacional dos artistas brasileiras. E temos resultados excelentes. No final do ano passado, trouxemos ao país o organizador de um festival francês que gostou tanto dos artistas que dedicou um palco só para o Brasil. Foi sucesso de público e crítica”, comenta o gerente do BME, Leandro Ribeiro.

Os convidados também assistirão aos showcases de bandas e DJs escolhidos por uma equipe de curadoria em um processo de inscrição e seleção online, incluindo a banda Zimun (BH) e o DJ Mam (RJ), que são participantes do Brasil Music Exchange há mais de um ano e vêm investindo em exportação constantemente. A ideia é potencializar a troca de experiências e a formação de parcerias. Nesta edição, o evento acontece paralelamente ao Festival Transborda, dividindo experiências e parte da programação cultural.

Data: 14 a 17 de setembro
Locais:
Rodada de Negócios e painéis: Café104
Espaço de Encontros: CentoeQuatro
Showcases: Café104

Abertura:
Coquetel, showcases selecionados e show de Rafael Martini
Data: 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Café104
Encerramento: 17 de setembro
Shows em parceria com o Festival Transborda no Viaduto Santa Tereza - 16h30 às 23h
Shows em parceria com o Festival Transborda no BAIXO Centro Cultural - 23h às 4h

Rodadas de negócio
Conexão direta com os profissionais convidados em rápidas conversas individuais. Momento ideal para que os participantes possam apresentar suas propostas com exclusividade.

Painéis
Os profissionais convidados falarão sobre sua expertise à plateia, apresentando sua visão sobre os mecanismos da rede produtiva do mercado da música. Uma troca de experiências, girando em torno de intercâmbios internacionais, formatos de projetos, estratégias, e possibilidades no mundo da música.

Encontros livres
Um aconchegante espaço de convivência no foyer do Cine CentoeQuatro para conversas e reuniões. Os participantes credenciados podem utilizar a plataforma do MM16 para agendar encontros no local.

Encontros noturnos
Os shows noturnos do MM16 acontecerão em parceria com o Festival Transborda e a Híbrido Comunicação e Cultura. Os eventos ocupam 3 locais:  A Autêntica, Baixo Centro Cultural e embaixo do Viaduto Santa Tereza de 15 a 18 de setembro.

Programação completa e outras informações: www.musicamundo.com.br