NOTÍCIA


Paris tem programação em homenagem a São Paulo no próximo domingo

25/08/2016



No domingo, dia 4 de setembro, a região de Paris, na França, sofrerá uma invasão brasileira. Durante o Festival d’Ile de France, um palco será montado especialmente em homenagem à música da cidade de São Paulo, com a presença de 50 artistas brasileiros em 10 shows ao ar livre, que acontecem nos jardins do castelo de Villarceaux, em Chaussy. A programação é apoiada pelo Brasil Music Exchange, projeto de internacionalização de música brasileira, realizado por meio de uma parceria entre a BM&A e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A seleção de apresentações inclui Os Mulheres Negras, Guilherme Kastrup, Bixiga 70, Metá Meta, Tulipa Ruiz, Criolo, Demônios da Garoa e DJ MAM, único carioca da lista. Segundo os organizadores, a escolha de homenagear a capital paulista aconteceu pelo fato de a maior metrópole da América Latina representar a diversidade da música brasileira no século XXI, trazendo novos nomes da música nacional em ritmos como bossa nova e o samba, mas também hip-hop, afro-punk, jazz e rock. “São Paulo é um caldeirão borbulhante, onde onze milhões de pessoas compartilham todos os dias suas culturas, suas expressões e suas influências. Na música, esse gigantismo se expressa com uma grande criatividade”, comenta o diretor artístico do festival, Olivier Delsalle.

O gerente do BME, Leandro Ribeiro, lembra que esse palco é resultado de um trabalho que começou em outubro do ano passado. “Conhecemos o Olivier na Womex e o convidamos para vir ao Brasil no começo de dezembro para realizar uma agenda de shows, showcases, eventos de relacionamento e rodadas de negócios. Neste viagem, ele conheceu os artistas e realizou a seleção de shows”, comenta. "Além disso, também em parceria com o diretor do festival, fizemos uma press-trip aqui em São Paulo, na qual trouxemos jornalistas das principais mídias francesas para conversar com nossos artistas. Isso foi sensacional e gerou um ótimo "barulho" para a música brasileira".

Os formadores de opinião foram Anne Berthod (Télérama), Gilles Renault (Libération), Matthieu Culleron  (France Inter), Elisabeth Gomis (Rádio Nova), Sofia Anastasio (France Musique + France Info) e Claire Gatinois (Le Monde) e estiveram em São Paulo entre os dias 18 e 22 de maio.

Veja mais aqui: JORNALISTAS FRANCESES PARTICIPAM DA VIRADA CULTURAL EM SÃO PAULO


O Festival d’Ile de France reúne cerca de 25 mil expectadores em 30 shows em locais históricos de Paris e região, apresentando trabalhos inovadores e desenvolvendo pontes entre diferentes frentes artísticas.
 
Serviço:
São Paulo, le son du Brésil
4 de setembro
A partir das 12h30
Ingressos: https://www.festival-idf.fr/2016/concert/sao-paulo-le-son-du-bresil