NOTÍCIA


Formadores de opinião franceses têm agenda em São Paulo durante a Virada Cultural

16/05/2016



Representantes de seis relevantes veículos da comunicação franceses estarão em São Paulo entre os dias 18 e 22 de maio para entrar em contato com artistas e participar da Virada Cultural Paulistana. O objetivo é divulgar a música nacional no país europeu, especialmente por conta de um palco com a marca da cidade de São Paulo que será montado no Festival d'Ile-de-France, entre 3 de setembro a 9 de outubro, na região de Paris. A ação é realizada pelo Brasil Music Exchange, projeto de internacionalização de música realizado por meio de uma parceria entre a BM&A (Brasil, Música & Artes) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O grupo de formadores de opinião inclui Anne Berthod (Telerama), Gilles Renault (Libération), Matthieu Culleron  (France Inter), Elisabeth Gomis (Rádio Nova), Sofia Anastasio (France Musique + France Info) e Claire Gatinois (Le Monde). Entre os convidados também está Anthony Taieb representante da região de Île-de-France em São Paulo.

“Essa press trip compõe uma parceria que começamos a estabelecer em outubro do ano passado com o diretor do festival, Olivier Delsalle. Tivemos o primeiro contato na Womex, quando ele comentou que queria montar um palco com a marca de São Paulo, por ser uma cidade que representa a diversidade brasileira”, relembra o gerente do BME, Leandro Ribeiro.O BME, então, convidou o profissional para vir ao Brasil no começo de dezembro, montando uma agenda de shows, showcases, eventos de relacionamento, rodadas de negócios e incluindo a participação na Semana Internacional de Música.

O resultado foi a inclusão de oito bandas/artistas no festival: Criolo, Tulipa Ruiz, Bixiga 70, Os Mulheres Negras, Guilherme Kastrup, Demônios da Garoa, Meta Meta e DJ Mam. “Focaremos a agenda dos formadores de opinião no contato com esses artistas para estimular a presença deles na mídia francesa antes do evento, aumentando o conhecimento do público”, completa Leandro.



O Festival d’Ile de France reúne cerca de 25 mil expectadores em 30 shows em locais históricos de Paris e região, apresentando trabalhos inovadores e desenvolvendo pontes entre diferentes frentes artísticas.