NOTÍCIA


Bandas brasileiras se apresentam na Primavera Pro 2016

13/04/2016



De 1 a 5 de junho, Barcelona se torna o ponto-de-encontro global da indústria da música atual durante a 7ª edição da Primavera Pro, que acontece durante a semana da Primavera Sound, um dos principais eventos de economia criativa da Europa. O tema central, que marcará os cinco dias da edição deste ano, é o futuro da música global, com enfoque especial no mercado latino-americano, especialmente Brasil, Peru e Chile. Diversos artistas brasileiros realizarão apresentações, como Mahmed, Nuven, Aldo the Band e Quadro Negro.

Para André Faria, da Aldo the Band, a expectativa é muito grande, ainda mais porque a apresentação acontece na mesma noite da banda Radiohead. “É uma ansiedade natural de subir em um palco em frente ao Mediterrâneo de um festival ao qual fomos como espectadores por mais de cinco vezes”, comenta. O grupo aproveita a viagem para realizar tour pela Europa. No dia 25 de maio, realizam apresentação no Musicbox de Lisboa e, no dia 29, tocam no Liverpool Sound City 2016, na Inglaterra. “Entre os shows, pensamos em gravar algumas coisas novas em Paris, mas ainda vai depender da logística. Tomara que role”, detalha.

A programação da Primavera Pro mescla showcases, fórum de negócios, workshops, oficinas, palestras e mentorings. Também inclui concurso de startups, que está com inscrições abertas até 3 de junho. O festival reúne cerca de 40 bandas emergentes de todo o mundo. O evento acontece em dois pontos da cidade: Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCBB) e Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA).

Tecnologia e inovação também estarão na pauta, incluindo debates sobre streaming, realidade virtual, redes sociais e aplicativos, entre outros. Na edição de 2015, o evento teve a presença de 2,7 mil profissionais, sendo metade deles internacionais, com quase 100 atividades e 76 showcases.