NOTÍCIA


Exclusivo: Pesquisa “O Mercado de Música Online”

30/05/2014



A pesquisa “O Mercado de Música Online” foi desenvolvida pela área de inteligência de mercado do programa Brasil Music Exchange, desenvolvido pela BM&A com o apoio da Apex-Brasil e realizada nos meses de agosto a dezembro de 2013.

O objetivo é contribuir para a geração de conhecimento na indústria da música, não se limitando a apresentar dados, mas a analisá-los e contextualizá-los para que o universo da música online seja compreendido em sua amplitude – com seus novos formatos para distribuição de música, seus novos conceitos, novas formas de consumo e as questões relacionadas à propriedade privada, direitos autorais e tecnologia.

A pesquisa é dividida em duas partes: a primeira analisa o impacto da tecnologia na indústria da música com o desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua importação para o universo da música gravada e o novo padrão para o consumo de música compartilhado no formato MP3.

Em seguida, são apresentadas as linhas temáticas iniciando com a Cadeia da Musica Online, organizada a partir do papel de seus agentes – Artistas, Gravadoras, Distribuidoras, Editoras – e a reorganização da indústria considerando as inovações tecnológicas e, consequentemente, as mudanças na forma de se consumir música.

O segundo tema “Mercado”, apresenta dados, análises e projeções sobre o crescimento da indústria fonográfica impulsionada pelo surgimento dos serviços de Streaming. O terceiro tema “Valor da Música – Streaming” apresenta as novas normas de monetização em torno da música dos serviços digitais: valores pagos ao artista e a distribuição de royalties dos serviços de streaming comparados aos valores pagos nos serviços de downloads.

Continuando a análise sobre o streaming, o relatório apresenta o quarto tema o “Perfil dos Consumidores” com dados sobre consumo e faixa-etária. O quinto tema “Players do Setor,” apresenta o histórico das empresas que compõem o mercado digital (Streaming e Download) com informações técnicas sobre cada empresa.

O sexto e último tema da primeira parte “Streaming de Vídeo” apresenta um guia de instrução sobre o processo de monetização no YouTube. O sétimo tema “Entrevistas Qualitativas” corresponde à segunda parte do trabalho e apresenta opiniões de especialistas sobre a série de mudanças na distribuição e produção das músicas a partir do formato digital e a cultura criada por este formato no mercado da música.

Essa parte final nos mostra um pouco do que está no horizonte deste mercado: um dos entrevistados diz que na sociedade transitiva em que vivemos hoje, o mundo digital da música será de quem tiver conteúdo. E vai além:  afirma que será também de quem acompanhar o movimento circular e interminável das tecnologias digitas centrado nas mudanças constantes, sem abrir mão do novo e sustentável.

Para receber o texto completo da pesquisa, acesse a página Mercado e baixe o arquivo.