NOTÍCIA


Banda Labirinto parte para mais uma turnê pela Europa

21/04/2015



O BME entrevistou Muriel Curi, da banda Labirinto, sobre sua próxima turnê internacional que vai passar por doze países na Europa.

- Vocês já tem uma carreira sólida no exterior. Quais os principais pontos que você indicaria para uma banda brasileira que queira começar agora sua carreira internacional?
Bem, eu recomendaria que as bandas que planejam criar uma carreira no exterior, de alguma forma, busquem crescer os laços que tem nos países para onde pretendem tocar algum dia; seja mantendo mais contato online com outras bandas e que podem ajudá-los nos primeiros passos; viajando com alguma frequência, quando possível, e frequentar conferências de música que acontecem em vários países; tendo suas músicas lançadas por selos locais... A internet, felizmente, ajuda muito mesmo nesse processo.

É preciso um empenho relativamente grande e intenso para que a coisa comece a desenrolar. O público estrangeiro também não se forma do dia pra noite, é bacana manter contato com as pessoas que apreciam sua música... e quando começar a tocar fora do Brasil, tentar voltar com alguma frequência, pois o público fiel sempre estará presente nos shows, e sempre ajudará a divulgar para seus amigos. Assim, a cada turnê, haverá mais e mais pessoas querendo ver seus shows.

- Como selecionaram os locais onde irão se apresentar?
Desta vez, que será nossa quarta turnê no exterior, quem está cuidado dos shows é a agência Resurgence Booking, e nós mesmos cuidamos de muito poucas datas diretamente. A maioria dos locais são espaços onde tocam bandas no mesmo estilo, onde o público que frequenta os espaços de shows também irão se identificar com o tipo de som que fazemos e/ou com as bandas que tocarão na mesma noite. 

- Qual a expectativa de vocês para essa turnê? Em que aspectos ela deve ser diferente da última que vocês fizeram?
Ela deve ser um pouco diferente da última no sentido de fazermos shows todos os dias, entre dia 07 e 31 de maio, com apenas duas datas de pausa no meio. Na turnê de 2013, que também foi na Europa, tivemos muito mais dias livres, em função das distâncias que percorremos de van entre uma cidade e outra serem muito maiores. Esperamos que voltemos vivos de lá! (risos). Mas, brincadeiras à parte, esperamos que esta seja uma turnê bem intensa: abriremos shows para bandas que admiramos muito, seremos headliners de outros. Será ótimo poder vivenciar experiências de shows em territórios onde nunca tocamos antes, como Republica Tcheca e Eslováquia. Faremos praticamente todos os shows com o projeto solo canadense Thisquietarmy tocando junto na mesma noite (com quem temos um split, e já fizemos shows em Montreal e Brasil juntos), o que será bem bacana!

- Você consegue descrever o seu público internacional? 
Bem, fora do Brasil existe um público bastante acostumado e fã do estilo que tocamos, seja ele definido como "post-rock", "post-metal", ou o que for.... rs O público é bem diverso, tem pessoas de todas as idades (apesar de a maioria ser jovens na casa dos 30). 

- Além da divulgação das próprias casas de show e/ou festivais, vocês realizam um trabalho extra de divulgação? Rádio ainda é uma ferramenta eficiente para isso?
Na Europa, em especial, notamos que não há o costume das agências e produtoras de shows apostarem na rádio como uma ferramenta para divulgação de shows. Vemos uma divulgação online acontecer muito mais intensamente, do que em midias impressas também. A Resurgence cuida de uma pequena campanha de PR para dar um gás na divulgação, assim como nós também enviamos convites e lembretes para os contatos que fizemos em turnês anteriores e mantivemos via midias sociais. Convidamos também sempre os amigos brasileiros em cada cidade por onde passamos; em muitas cidades há grupos de brasileiros residentes, e já aconteceu antes de se organizarem para irem num show nosso por saber que a banda era brasileira (em Toronto, por exemplo, uns quatro anos atrás).

- Como mantém o diálogo com ele quando não estão em turnê?
Não tem jeito, tem que ser via internet. Com muitas pessoas acabamos criando relações mais próximas, então mantemos contato em nossos perfis pessoais no facebook; outros nos seguem no twitter ou na fanpage do facebook para receber as noticias. Por isso é importante sempre voltarmos para tocar e manter contato online nesse meio tempo.

Abaixo as datas da próxima turnê européia do Labirinto:

May 07 - Duisburg, Germany @ Secret Gig
May 08 - Cologne, Germany @ Secret Gig
May 09 - Mainz, Germany @ Baron
May 10 - Rochefort, Belgium @ Congoland
May 11 - Amsterdam, Netherlands @ The Cave
May 12 - Hamburg, Germany @ MS Stubnitz
May 13 - Oberhausen, Germany @ Druckluft 
May 15 - Zottegem, Belgium @ Dunk! Festival 
May 16 - Zottegem, Belgium @ Dunk! Festival 
May 17 - Ghent, Belgium @ Kinky Star 
May 18 - Paris, France @ L'Espace B
May 19 - Geneva, Switzerland @ La Gravière
May 20 - Chambéry, France @ Le Brin de Zinc
May 21 - Bulle, Switzerland @ Ebullition
May 22 - Winterthur, Switzerland @ Gaswerk 
May 23 - Innsbruck, Austria @ PMK
May 24 - Bologna, Italy @ Freakout Club
May 25 - Milan, Italy @ Rock N' Roll Club
May 26 - Ljubljana, Slovenia @ Channel Zero
May 27 - Maribor, Slovenia @ Gustaf Pekarna
May 28 - Budapest, Hungary @ Dürer Kert
May 29 - Bratislava, Slovakia @ whoneedslyrics?! Festival 
May 30 - Prague, Czech Republic @ Klub 007 Strahov
May 31 - Berlin, Germany @ Tiefgrund (Halle) 

http://labirinto.mus.br/site/