NOTÍCIA


Agenda Internacional

06/01/2015



Confira o calendário com os principais  eventos do mercado internacional de música do 1º semestre de 2015:

JANEIRO

APAP
Abrindo o calendário de eventos, entre os dias 09 e 13 de janeiro acontece a APAP-NYC, organizada pela Association of Performing Arts Presenters. Para a próxima edição, o evento espera receber cerca de 3.600 profissionais e representantes da indústria da música do mundo todo.


globalFEST
Há 11 anos o festival globalFEST apresenta em um único dia doze bandas em três palcos na cidade de Nova York. Como é realizado durante a APAP-NYC, se tornou importante canal de conexão entre artistas novos e festivais do mundo inteiro. Nesta edição, o festival irá acontecer no dia 11 de janeiro e irá contar com apresentação do grupo paulistano Bixiga70.

MARÇO

SXSW

O South by Southwest (SXSW) reúne música, tecnologia, cinema e interatividade é um dos eventos mais consagrados do mundo em seus segmentos e atrai milhares de pessoas anualmente. A próxima edição acontece entre 13 e 22 de março, em Austin, Texas, EUA e já conta com os brasileiros Marcelo Fruet & Os Cozinheiros (Porto Alegre), Karla da Silva (São Paulo) e O Amor Existe (Porto Alegre) confirmados em seu line up.
 
Babel Med Music
De 26 a 28 de março acontece a décima primeira edição do Babel Med Music, no Dock des Suds em Marselha, na França. Entre os destaques do evento estão a presença do EFWMF (European Forum of World Music Festivals) que é a maior rede de festivais de world music da Europa, a participação de cerca de 2000 profissionais de 60 países, programação com palestras, filmes e reuniões de negócios, um festival com cerca de dez shows por noite e seis premiações para artistas do mundo inteiro.


ABRIL

AME

Somente em duas edições, o Atlantic Music Expo (AME) se estabeleceu como importante reunião de profissionais internacionais da música, com programação que inclui conferências, networking e showcases em Cabo Verde, na África. A próxima edição do evento irá acontecer entre os dias 06 e 09 de abril na cidade de Praia.

Jazzahead
Respeitado festival do cenário do jazz internacional que acontece desde 2006 em Bremen, Alemanha, o Jazzahead 2015 também já tem data marcada: de 23 a 26 de abril. O evento combina showcases, conferências e palestras e se tornou referência para a rede de jazz internacional.

Sound of the Xity
De 28 de abril a 03 de maio é a vez do Sound of the Xity, em Beijing, na China. Seu objetivo é promover o intercâmbio entre a cultura chinesa e a ocidental: a plataforma foi criada em 2011 e inclui em sua programação feira de negócios, showcases e palestras. Já se estabeleceu como principal encontro internacional de música na região. Nas últimas três edições, apresentou 165 artistas de mais de 15 países diferentes.

MAIO

Canadian Music Week

A 33a edição do Canadian Music Week acontece de 01 a 10 de maio em Toronto. Reconhecido como um dos primeiros eventos voltados ao universo do entretenimento na América do Norte, o evento tem foco especial no mercado da música, abordando os temas de Sound Recording, Novas Mídias e Broadcast e apresenta conferências, feira, premiações, showcases, festival de filmes e música, com showcases de mais de 1000 bandas espalhados por 60 casas de show na cidade. 

Classical:NEXT
O principal encontro focado nas novas vertentes da música clássica internacional vai ser realizado de 20 a 23 de maio em Roterdã, nos Países Baixos. A Classical:NEXT já está em sua quarta edição e as inscrições já estão abertas para participantes. Até o dia 16 de janeiro o valor tem desconto e inclui acesso a mais de 2 mil profissionais da rede internacional de música clássica ligada ao evento.

Liverpool SoundCity
Entre 22 a 24 de maio acontece o Liverpool SoundCity, na cidade de mesmo nome, festival que mescla música, negócios, arte e exposição. Desde sua criação em 2008, vem sendo um dos eventos culturais mais respeitados no Reino Unido, conhecido como o "primeiro festival de música do ano" e define o padrão para todos os festivais de música que se seguem ao longo do ano. Bandas brasileiras como Canja Rave e Black Drawing Chalks já passaram por lá.

The Great Escape
O The Great Escape (TGE) é um dos maiores festivais ingleses de música que apresenta artistas emergentes de todo o mundo. Em sua última edição, mais de 400 bandas se apresentam em 35 locais de Brighton durante os três dias do festival, que já contou com artistas brasileiros em seu line up: no ano passado o grupo Ministereo Publico e a cantora Soraia Drummond, ambos de Salvador se apresentaram no festival. Eles fizeram parte do projeto Bass Culture Clash: Brazil x England, que reuniu artistas dos dois países em colaborações, gravações e shows. Em 2015 o festival The Great Escape acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio e as inscrições para se apresentar no festival estão abertas até o dia 13 de fevereiro.

JUNHO

Midem
Voltado não só para o mercado de música, mas também aberto a discussões sobre internet, tecnologia e comunicação, o Midem reúne expositores de 75 países e apresenta showcases em seis palcos onde se apresentam mais de 180 artistas do mundo inteiro. Representantes de gravadoras, editoras, shows, festivais, empresas de tecnologias digitais e celulares se encontram em Cannes para fechar negócios e conhecer novos talentos. A principal mudança para a próxima edição é a data do evento, entre 5 e 8 de junho de 2015.