NOTÍCIA


Playax

01/10/2014



A startup brasileira de música e tecnologia Playax acaba de lançar uma plataforma digital de mesmo nome capaz de ‘ouvir’ simultaneamente milhares de fontes emissoras de áudio como rádios, TVs, sites, serviços de download e streaming, shows e sistemas de som espalhados por casas noturnas, restaurantes, lojas e uma infinidade de estabelecimentos comerciais.

O objetivo da ferramenta é organizar e acionar todas essas informações sobre o artista, o público e a própria fonte emissora, além de gerenciar direitos autorais. A Playax já conta com usuários como Ivan Lins, Fernanda Abreu, Jorge Vercillo, Frejat entre outros.

Segundo Juliano Polimeno, co-fundador e CEO da Playax, esse é apenas o começo de um projeto mais ambicioso. “A versão beta que colocamos no ar contém a infraestrutura básica da plataforma que já oferece informações que permitem, por exemplo, identificar as cidades com maior potencial para receber um show do artista e desenvolver ações promocionais diretas. Nossa meta é ativar esses dados para criar um marketplace que possa conectar o ecossistema da música, além de auxiliar no gerenciamento de direitos autorais. Queremos transformar a inteligência em ação e essa em oportunidades de receita para todos os envolvidos na cadeia produtiva.”
 
O próximo passo é o lançamento de uma plataforma para rádios, webrádios, sites e outros produtores de conteúdo que terão acesso a informações globais como artistas e músicas mais tocadas, comparativos de fontes e meios, além de um sistema de acompanhamento de audiência. “Através da tecnologia, queremos entregar valor para todos e então propiciar um ambiente de conexão e relacionamento entre artistas, produtores, distribuidores de música e público". 

Segundo Daniel Cukier, co-fundador e diretor de tecnologia da startup, a taxa de acerto é superior a 99%. "Possuímos dezenas de servidores que analisam em tempo real o áudio de todas as fontes. O algoritmo de audio-fingerprint está adaptado para processar milhares de sinais simultaneamente e identificar milhões de músicas. O sistema é altamente escalável, adicionar uma nova fonte ou novo artista é tão simples quanto clicar em um botão", complementa.

De acordo com informações fornecidas pela empresa,  atualmente a plataforma ‘ouve’ cerca de 4.000 rádios e webrádios, 30 canais de TV e 50 sites onde são identificadas diariamente mais de 200 mil músicas