NOTÍCIA


Artistas brasileiros no exterior

26/12/2012

O ano de 2012 se encerra deixando bons resultados para os artistas brasileiros que se apresentaram fora do país.

Entre os artistas que cumpriram agenda internacional, está o rapper Criolo, que excursionou pela Europa pela segunda vez em novembro, somando 11 apresentações. Esteve em Berlim, Londres, Dijon, Nice, Montbeliard, Paris, Zurique, Leuven, Amsterdã e Utrecht, além de ter sido destaque na revista britânica Sounds and Colours.

Em Nova Iorque, de 8 de novembro a 11 de dezembro, aconteceu o Voices from Latin America Festival, que reuniu grandes nomes da música latino-americana. Entre os brasileiros participantes estavam Gilberto Gil, Orquestra Imperial e Arnaldo Antunes, que falou com exclusividade ao BRMusicExchange sobre sua participação no evento.

Voltando mais um pouco, entre os dias 9 e 18 de março, aconteceu o consagrado South by Southwest Festival (SXSW), no Texas, EUA. O evento contou com a participação de 14 representantes da música brasileira: Renato Godá, Tiê, Some Community, Agridoce, Copacabana Club, Tiago Iorc, Rosie and Me, Rogê, Constantina, Fim de Feira, Tita Lima, Zuzuka Poderosa, Lucas Silveira e Gabriel Santiago Quintet.

Já a Womex, uma das principais feiras de música do mundo, contou com a participação brasileira, principalmente do estado de Minas Gerais, através do coletivo Fórum da Música de Minas. Foram três apresentações: Thiago Delegado, Makely Ka e Graveola e o Lixo Polifónico. Ricardo Herz Trio, o único grupo brasileiro selecionado pela feira, também se apresentou.

Tulipa Ruiz, que figura entre os mais promissores artistas brasileiros, levou sua música até o Japão, em outubro, num total de oito shows. Em julho a cantora lançou seu novo disco, intitulado “Tudo Tanto”.

E em 2013 a BM&A também estará nas principais feiras e festivais, promovendo e divulgando a música brasileira. A APAP, em Nova Iorque, é a primeira delas. Mais informações em breve.